Carapicuíba tem infestação de escorpiões

Foto enviada por um morador da Vila Dirce

Moradores da Vila Dirce, em Carapicuíba, entraram em contato para relatar o aparecimento de escorpiões em casas e apartamentos.

Segundo os moradores, diversos casos foram relatados nos últimos dias. O departamento de zoonoses da prefeitura de Carapicuíba foi notificado. Não há relatos de acidentes, apenas a visualização dos animais.

A redação do Expresso fez contato com a prefeitura que confirma ter sido notificada pelos moradores, mas informou que se deslocou até a casa dos munícipes, em três ocasiões, mas não havia ninguém em casa.

VÍDEO ENVIADO POR UM MORADOR DO CDHU VILA DIRCE

CASOS DE ACIDENTES COM ESCORPIÕES ESTÃO CRESCENDO  

Entre 2015 e 2017, o número de registros de acidentes com escorpiões aumentou 44%. Nos sete primeiros meses de 2018 já foram registrados 11,5 mil acidentes no estado de São Paulo, com 5 mortes notificadas, todas no interior do estado.

PRINCIPAIS ESPÉCIES DE ESCORPIÕES DA REGIÃO

Duas espécies são mais comuns e causam mais acidentes no estado de São Paulo, o escorpião marrom (Tityus bahiensis) e escorpião amarelo (Tityus serrulatus).

escorpião marrom (Tityus bahiensis) – Conhecido por escorpião marrom ou preto, tem o tronco escuro, pernas e palpos com manchas escuras e cauda
marrom-avermelhado. Cada fêmea tem aproximadamente dois partos com 20 filhotes em média cada, por ano, chegando a 160 filhotes durante a vida

escorpião amarelo (Tityus serrulatus) – é o mais perigoso escorpião brasileiro, e considerado o terceiro mais perigoso do mundo. Sua picada é particularmente grave em crianças e em idosos. possui as pernas e cauda amarelo-clara, e o tronco escuro. A denominação da espécie é devida à presença de uma serrilha nos 3º e 4º anéis da cauda. Sua reprodução é partenogenética, na qual cada mãe tem aproximadamente dois partos com, em média, 20 filhotes cada, por ano, chegando a 160 filhotes durante a vida. Essa espécie não precisa de macho para se reproduzir.

CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES:
  • Escorpião é aracnídeo, não é inseto. Portanto não morre com a aplicação de inseticidas usuais. A aplicação de inseticidas costuma piorar o problema, pois mata as baratas. Com isso, os escorpiões tornam-se mais ativos, migrando pelo terreno ou pela casa à procura de alimentos.
  • Escorpiões emitem uma fluorescência azul quando iluminados com luz ultravioleta (luz negra). Tal técnica é usada para a pesquisa da presença desses aracnídeos em locais como cemitérios e depósitos de materiais dos mais diversos tipos. Claro que só funciona à noite.
  • O número de segmentos no abdômen (“cauda”) do escorpião é constante e não tem nada a ver com a idade do bicho. Aliás, o veneno é produzido por escorpiões de todas as idades.
  • Escorpião não se suicida. O veneno do escorpião é ineficaz contra o próprio escorpião. Além disso, o aguilhão (“ferrão”) não consegue romper o espesso exoesqueleto do dorso do escorpião. Na verdade, quando presos em um círculo de fogo, os escorpiões tentam “atacar o fogo” e acabam morrendo pelo efeito do calor. Fizemos tal experimento no curso de Biologia, na UFMG, quando do estudo desses animais. Naquela época, experimentos desse tipo eram mais tolerados.
  • Em caso de acidentes na Grande São Paulo, o Hospital Vital Brazil, no Butantã, é a referência na metrópole no atendimento a pacientes feridos por animais peçonhentos. Mas o indicado é o paciente ser levado para qualquer hospital, o mais rápido possível, lá será feito o encaminhamento, caso necessário.
  • Galinhas podem ajudar a solucionar o problema. Como inseticidas domésticos não são usuais, o Ministério da Saúde recomenda a busca ativa, que deve ser feita utilizando luvas e calçados fechados, os animais encontrados devem ser esmagados ou cortados. Mas as galinhas são predadores dos escorpiões, por isso são comuns no extermínio dessa praga, principalmente as galinhas d`angola, por também serem  ornamentais, não terem uma carne atrativa e ainda são vorazes contra escorpiões amarelos.

MANTENHA-SE INFORMADO COM O JORNAL EXPRESSO REGIONAL

DICAS DE BELEZA     ACONTECIMENTOS    ESPORTES    ENTRETENIMENTO   GRANDE SP

O seu Jornal, tudo que acontece na Grande São Paulo, no Brasil e no mundo. 
Principais manchetes do dia e notícias das cidades de Barueri, Osasco, Carapicuíba,
Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba, Cotia, Pirapora do Bom Jesus e muitas outras
cidades da Grande São Paulo.
jornal, expresso, regional, jornal expresso, jandira, barueri, itapevi, osasco, 
santana de parnaiba, carapicuiba, são paulo, grande, cotia, pirapora, noticia, 
noticias, cidade, cidades, brasil, mundo, informado, jesus, escorpião, cdhu,
vila dirce, carapicuiba, amarelo, preto, marrom, Tityus serrulatus, 
Tityus bahiensis, hospital, picada, acidente, butantan, casas, apartamentos

COMENTAR

Por favor comente aqui
Por favor informe seu nome