Além do Carnaval, que não será realizado neste ano devido à pandemia da Covid-19, fevereiro é repleto por diversas datas comemorativas ao longo do mês.

Você sabia, por exemplo, que neste mês é celebrado o Dia da Ressaca? Desta forma, o Expresso Regional separou uma lista para informar datas comemorativas curiosas do mês de fevereiro.

Confira a lista

  • 1º de fevereiro – Dia do Publicitário

O objetivo da data é homenagem os profissionais de Publicidade e Propaganda. É comemorado neste dia pois, e 1º de fevereiro de 1966, foi aprovada a Lei nº 4.680, que regulamenta a profissão de Publicitário e Agenciador de Propaganda, após o crescimento do mercado de agências.

Segundo o texto da lei:

“São publicitários aqueles que, em caráter regular e permanente, exerçam funções de natureza técnica da especialidade, nas Agências de Propaganda, nos veículos de divulgação, ou em quaisquer empresas nas quais se produza propaganda”.

  • 2 de fevereiro – Dia de Iemanjá

Iemanjá é um orixá africano que faz parte da religião do candomblé e de outras religiões afro-brasileiras. Ela também é conhecida como “rainha do mar” e é considerada padroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros.

Porém, no Brasil o Dia de Iemanjá pode ser comemorado em dias diferentes dependo do estado. Embora haja a comemoração no dia 2 de fevereiro, em São Paulo a comemoração é no dia 8 de dezembro pelos umbandistas.

  • 2 de fevereiro – Dia de Nossa Senhora dos Navegantes

Nossa Senhora dos Navegantes é um dos títulos atribuídos à Maria, mãe de Jesus Cristo.

Maria começou a receber essa designação quando os marinheiros e outras pessoas que viajavam pelo mar faziam orações que lhes garantissem proteção. Eles acreditavam que Maria poderia protegê-los dos perigos do mar, como tempestades e naufrágios.

  • 2 de fevereiro – Dia do Agente Fiscal

O agente fiscal é o profissional que representa e aplica a lei de fiscalização da cobrança de impostos, dando suporte às ações do governo.

  • 3 de fevereiro – Dia de São Brás

São Brás é considerado o padroeiro dos veterinários, animais, dos pedreiros, escultores, operários de construção e o protetor contra as dores de garganta.

  • 4 de fevereiro – Dia do Amigo do Facebook

O objetivo desta data comemorativa é homenagear todos os amigos virtuais através do Facebook.

A campanha foi desenvolvida pela empresa, também, para celebrar o aniversário da fundação da rede social, em 2004, por Mark Zucherberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin, Andrew McCollum e Chris Hughes.

  • 4 de fevereiro – Dia Mundial do Câncer

O Dia Mundial do Câncer foi instituído pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), em 2005.

O objetivo é levar informação para a população e fazer com que a sociedade discuta a respeito deste assunto, o que ajuda na prevenção da doença.

  • 4 de fevereiro – Dia do Datiloscopista

A data homenageia o Datiloscopista, ou Papiloscopista. A escolha da data foi devido ao aniversário da publicação de um decreto em 1903, no qual foi instituído o sistema datiloscópico no Brasil.

O profissional de datiloscopia é especializado em impressões digitais, fazendo com que consiga comprovar a identidade de pessoas. Essa profissão é muito importante na expedição de documentos além de, claro, em investigações médicas, criminais e antropológicas.

  • 5 de fevereiro – Dia Nacional da Mamografia

O objetivo dessa data é conscientizar a população sobre a importância do exame para detectar alterações na mama.

O exame é uma radiografia do tecido mamário, feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar lesões nos estágios iniciais.

  • 5 de fevereiro – Dia do Dermatologista

A data é celebrada desde os anos 2000,  em homenagem à data de criação da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em 1912.

O profissional de dermatologia é o médico especialista no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças da pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas. Você sabia que são mais de 3 mil doenças dermatológicas que afetam a pele de crianças, adultos e idosos?

  • 5 de fevereiro – Dia do Agente de Defesa Ambiental

Esse profissional é responsável por desenvolver obras para a conservação, estabelecendo melhorias e soluções para o meio ambiente.

Desta forma, o agente garante a educação e orienta o público sobre os cuidados para garantir a preservação da natureza.

  • 7 de fevereiro – Dia do Gráfico

O gráfico trabalha com a impressão de materiais como revistas, jornais, livros, cartazes, convites, banners, entre outros.

O profissional é homenageado neste dia por, em 1923, aconteceu uma grande greve dos gráficos em São Paulo, liderada por João da Costa Pimenta.

Na época, a indústria gráfica teve um grande crescimento e os gráficos estavam protestando por melhorias nos salários e condições de trabalho. Com isso, surgiu também o Sindicato dos Gráficos.

Além disso, Johan Guttenberg, o “pai da imprensa”, é considerado como o primeiro gráfico e foi ele que imprimiu a primeira Bíblia.

  • 10 de fevereiro – Dia do Atleta Profissional

A data homenageia todos os profissionais do esporte. O esporte pode ser considerado uma prática profissional desde 1998, com a publicação de uma lei.

  • 10 de fevereiro – Dia Mundial das Leguminosas

As leguminosas são grãos contidos em vagem, como por exemplo feijões, lentilhas, ervilha, grão-de-bico, soja, amendoim, entre outros.

A data foi designada pela Assembleia Geral para reafirmar a contribuição das leguminosas para agricultura sustentável.

  • 11 de fevereiro – Dia do Zelador

O papel do zelador é preservar o bem público, zelar, limpar e organizar. Porém, o Dia do Zelador é comemorado em várias datas diferentes.

Por exemplo, o Dia do Zelador Escolas é celebrado no dia 9 de fevereiro, e normalmente nesta data os profissionais recebem presentes das escolas, como flores, café da manhã, ou até mesmo uma folguinha.

  • 11 de fevereiro – Dia Mundial do Enfermo

Essa data foi criada em 1992 pelo Papa João Paulo II com o objetivo de pedir por melhores condições de tratamento e atenção às pessoas doentes.

Em todos os anos nesta data o Papa, no Vaticano, elege um tema que irá nortear a discussão sobre o assunto junto à sociedade.

  • 11 de fevereiro – Dia de Nossa Senhora de Lourdes

Segundo a Igreja Católica, tudo começou quando a jovem camponesa Marie-Bernard Soubirous, conhecida como Santa Bernadete, procurava por lenha com suas amigas próximo ao caminho do rio Gave, quando avistou uma mulher dentro de uma gruta. Era o dia 11 de fevereiro de 1858.

A mulher teria aparecido para Bernadete por vários anos, até que afirmou ser a Imaculada Conceição. Várias pessoas duvidavam e, por isso, Nossa Senhora de Lourdes pediu para que a jovem cavasse um buraco num local indicado.

Quando fez isso, começou a brotar muita água do local. As águas teriam curado muitas pessoas que ali frequentavam em busca de milagres.

A Igreja mandou construir uma Basílica em homenagem à Lourdes neste local, em 1876.

  • 11 de fevereiro – Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

A data é comemorada desde 2015 a partir de uma iniciativa da Unesco com a ONU.

O objetivo é homenagear e dar visibilidade ao papel das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica.

  • 12 de fevereiro – Dia de Darwin

A data celebra o aniversário de Charles Darwin em 1809, destacando as contribuições dele na ciência, além de promover a ciência em geral.

O dia é comemorado em todo o mundo, e em 2009 foi quando se celebrou o 200º aniversário do Nascimento de Darwin.

A obra mais famosa e conhecida de Charles Dawin é “A Origem das Espécies”, onde ele apresenta evidências da evolução das espécies e mostra que a diversidade biológica é resultado de um processo de descendência com modificações.

  • 12 de fevereiro – Ano Novo Chinês

O ano-novo chinês se inicia no primeiro dia em que a Lua está na fase nova.

Em 2021 o início do ano ocorre em 12 de fevereiro, quando começa o Ano do Boi (Búfalo) de Metal, que corresponde ao ano 4719 do calendário chinês, cujo término acontece em 31 de janeiro de 2022.

  • 13 de fevereiro – Dia Mundial do Rádio

O objetivo da data é mostrar a importância do acesso à informação e expressão dentro desse setor da comunicação.

O rádio continua a ser o meio de comunicação que atinge as maiores audiências, e tem se adaptado às novas tecnologias.

A data foi criada em homenagem à primeira emissão de um programa da Rádio das Nações Unidas, em 1946. O programa foi transmitido para um grupo de seis países, e a data foi oficializada pela Unesco em 2011.

  • 14 de fevereiro – Dia de São Valentim

O amor está no ar. O dia de São Valentim é comemorado por casais de todo o mundo, conhecido também como “Dia dos Namorados”.

Esse dia foi escolhido por ser a data em que o Bispo Valentim foi morto em Roma por ter desobedecido o imperador, realizando casamentos escondidos.

Apesar de ser celebrado nesta data, no Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho por ser véspera de Santo Antônio, conhecido como o Santo Casamenteiro.

  • 14 de fevereiro – Dia do Botonista

O dia do botonista é celebrado nesta desta devido ao Geraldo Cardoso Décourt, considerado o “pai” do futebol de mesa no Brasil.

A partir de uma brincadeira em que ele jogava botões da calça, surgiu o jogo de botões. Hoje, o Futebol de Mesa é considerado um esporte reconhecido desde 1987 e praticado em vários estados do país.

  • 15 de fevereiro – Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil

O Dia Internacional do Câncer na Infância (ICCD, na sigla em inglês), foi fundado em 2002 pela Childhood Cancer International (CCI).

Todos os anos, mais de 250.000 crianças e adolescentes com menos de 20 anos são diagnosticados com câncer.

O objetivo é eliminar toda a dor e sofrimento das crianças que lutam contra o câncer e alcançar pelo menos 60% de sobrevivência para todas as crianças diagnosticadas com câncer em todo o mundo até 2030.

  • 16 de fevereiro – Dia do Repórter

Luz, câmera e ação. A data homenageia os profissionais de jornalismo que transmitem informações para o público através das mídias.

O cargo de repórter está presente em várias áreas de comunicação, seja na televisão, rádio, internet, jornalismo impresso, entre outros.

  • 16 de fevereiro – Carnaval

Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, o carnaval está previsto para acontecer entre os dias 8 e 11 de julho, com os tradicionais desfiles das escolas de samba.

O Carnaval é uma data móvel, ou seja, muda a cada ano, apesar de ser obrigatoriamente em uma terça-feira. A data ocorre sempre 47 dias depois da Páscoa e conta com vários dias de folia.

  • 17 de fevereiro – Quarta-feira de cinzas

Depois do Carnaval vem a Quarta-feira de Cinzas, data que dá início à quaresma e conta-se os dias até a quinta-feira santa.

Quaresma vem da palavra “quarenta”, fazendo referência ao tempo em que Jesus esteve sozinho no deserto. Os cristãos reservam a data para a reflexão, arrependimento dos pecados cometidos e para fazer jejum, principalmente, deixando de comer carne vermelha, pois desta forma, recordam o jejum feito pelo próprio Jesus.

  • 17 de fevereiro – Dia Mundial do Gato

A data foi criada por uma instituição da Itália com o objetivo de ajudar a promover uma campanha contra os maus tratos.

Além disso, também tem como objetivo conscientizar os donos sobre como cuidar corretamente dos gatos.

Existem várias datas homenageando os felinos, como também o Dia de Abraçar seu Gato, Dia Nacional do Gato, Dia Internacional do Gato e Dia Nacional do Gato Preto.

  • 18 de fevereiro – Dia Nacional do Combate ao Alcoolismo

A data tem como objetivo conscientizar sobre o consumo excessivo de álcool e os males que pode causar.

Entre as principais consequências, o abuso do álcool, ao longo dos anos, lesiona o fígado, causando inflamação crônica e fibrose.

  • 18 de fevereiro – Dia Internacional da Síndrome de Asperger

Nesta data, em 1906, nascia em Viena na Áustria o Hans Asperger, pediatra que descreveu pela primeira vez em 1944 a Síndrome de Asperger, uma condição de desenvolvimento caracterizada por excentricidade, constrangimento motor, dificuldades nas relações sociais, interesses limitados e repetitividade do comportamento.

A síndrome faz parte do Transtorno de Espectro do Autismo e pessoas com essa condição geralmente possuem grandes habilidades em observação e ordem detalhadas, processando muito mais os sentidos e fazendo com que cores, sons, cheiros e sentimentos pareçam maiores e mais fortes.

  • 19 de fevereiro – Dia do Esportista

O objetivo de incentivar, conscientizar e homenagear a prática do esporte como um meio para o desenvolvimento de uma vida mais saudável.

A data foi criada a partir da “Lei Zico” em 1993. Porém, a “Lei Pelé” em 1998 revogou a Lei Zico e estabeleceu o dia 23 de junho como o Dia do Desporto.

Apesar disso, a população mantém a antiga data para comemorar a prática esportiva.

  • 19 de fevereiro – Dia de São Conrado

A data é celebrada para homenagear o santo eremita São Conrado, que teria vivido em Placência na Itália durante o século XIV.

Ele é tido como o padroeiro para a cura de hérnias e conhecido pelo grande amor às criaturas, principalmente os pássaros. São Conrado ficou conhecido como “o confessor”, porque teria confessado a autoria de um grande incêndio na região em que vivia, livrando um mendigo de ser morto injustamente.

O santo morreu em uma gruta em 19 de fevereiro de 1351 e foi canonizado em 1625 pelo Papa Urbano VIII.

  • 20 de fevereiro – Dia Mundial da Justiça Social

A justiça social é de extrema importância para fortalecer a luta contra a pobreza, exclusão, preconceito, desemprego e buscar o desenvolvimento social dos países.

A data foi criada pela ONU em novembro de 2007 como um reforço para estabelecer as metas propostas na Cimeira Mundial do Desenvolvimento Social, em 1995.

  • 21 de fevereiro – Dia Nacional do Imigrante Italiano

Você com certeza conhece alguém que é descendente italiano. Nesta data, o objetivo é homenagear esses descendentes dos imigrantes da Itália.

A escolha do dia 21 de fevereiro é uma homenagem à expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo, em 1874. Este evento ficou marcado como o início do processo de migração em massa dos italianos para o Brasil.

Com a crise que se instalou na Itália durante meados do século XIX e XX, muitos camponeses italianos aceitaram os pedidos do governo brasileiro para trabalharem nas lavouras do país, principalmente nas regiões sudeste e sul.

De acordo com dados do Consulado da Itália no Brasil, estima-se que atualmente existam aproximadamente 25 milhões de descendentes de italianos vivendo no Brasil.

  • 21 de fevereiro – Dia Internacional da Língua Materna

Criado pela Unesco, o objetivo é promover a diversidade linguística e cultural entre as nações.

A ideia surgiu a partir do Dia do Movimento da Língua em 1952, e celebrado desde então em Bangladesh.

  • 24 de fevereiro – Promulgação da Primeira Constituição Republicana

A data marca a constituição de 1891, a primeira do Brasil como uma república. Entre os principais destaques desta Constituição está a definição da escolha da figura do presidente da República através de votos diretos, sendo que as eleições para este cargo deveriam ocorrer a cada intervalo de 4 anos.

Além disso, destaca-se a criação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como a separação entre Estado e Igreja. Acresce a liberdade de culto para as outras religiões além da católica.

  • 24 de fevereiro – Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil

Somente em 24 de fevereiro de 1932, as mulheres começaram a exercer o direito ao voto.

Porém, o direito era concedido apenas às mulheres casadas, com autorização dos maridos, e para viúvas com renda própria.

  • 26 de fevereiro – Dia de Santo Alexandre

Santo Alexandre do Egito teria nascido por volta de 250 d.C e ficou conhecido pela oposição e luta contra a heresia Ariana, que dizia que Jesus Cristo não era dotado de divindade, como acreditavam os católicos.

Ele também é conhecido pela bondade e inteligência. Atualmente, Santo Alexandre do Egito é considerado o patriarca da cidade de Alexandria.

  • 27 de fevereiro – Dia do Livro Didático

A data homenageia a criação do livro didático, que contém informações para os estudantes desenvolverem o conhecimento em todas as etapas de educação.

Desde 1985, o Brasil mantém o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que fornece todos os livros didáticos para os alunos das redes públicas de ensino de todo o país.

  • 27 de fevereiro – Dia de São Leandro

Leandro de Sevilla foi um clérigo de muita influência e que teria sido arcebispo de Sevilla.

Uma das principais ações do santo foi a presidência do Terceiro Concílio de Toledo, no qual conseguiu converter os visigodos ao cristianismo.

  • 28 de fevereiro – Dia Mundial da Doença Rara

Essa data é celebrada em setenta países do mundo, com o objetivo de sensibilizar a população os tipos de doenças raras e a dificuldade que os seus portadores enfrentam para conseguir um tratamento ou cura.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, o Brasil conta com 15 milhões de pessoas com algum tipo de doença rara. São consideradas raras as doenças que atingem até 65 em cada 100 mil pessoas.

  • 28 de fevereiro – Dia da Ressaca

Nessa data é comemorado o terror de muitos brasileiros: A ressaca. Essa é uma resposta do organismo quando o corpo está intoxicado por álcool.

As ressacas podem vir acompanhadas de dores de cabeça, enjoos e desidratações.

As pessoas “comemoram” essa data reunindo os amigos para contar histórias de bebedeiras e ressacas enquanto tomam alguns drinks.

COMENTAR

Por favor comente aqui
Por favor informe seu nome