Com o advento da pandemia o comércio foi muito prejudicado e desde setembro/21 tem lutado para se reerguer, aproveitando cada data comemorativa. A primeira grande data que promete aquecer o comércio pós pandemia, ocorrerá no dia 26 de novembro, a tão esperada Black Friday.

A Black Friday, tradicionalmente realizada no dia seguinte à Ação de Graças nos Estados Unidos, é conhecida pelos descontos, que chegam a até 90%, concedidos pelos comerciantes atraindo um grande número de compradores/ consumidores. No Brasil a data se popularizou em 2010, e desde então, juntamente com o natal e dia das mães causa uma enorme movimentação no comércio.

Aquela geladeira tão sonhada, televisores, smartphones de última geração, uma sessão de spa ou, até mesmo, uma viagem, são exemplos de produtos e serviços que podem estar em promoção, neste período. Mas, é importante ter atenção para alguns fatores que vão contribuir para uma compra mais segura e consciente.

O ideal é que o consumidor monitore os preços do item desejado com bastante antecedência, para evitar as propagandas enganosas ou chamada “black fraude”, onde um produto é vendido pela “metade do dobro” do preço original, ou seja não há nenhum desconto de fato.

Uma forma de pesquisar os preços antes da compra é através dos comparadores de preços. Entre os comparadores de preço mais conhecidos estão: Buscapé, Zoom, Google Shopping, JáCotei, Bondfaro, Compare TechTudo e Promobit.

Ainda em relação aos preços deve-se ficar atento às letras miúdas, que muitas vezes tratam da forma de pagamento, valores e quantidade de parcelas, juros, etc. Essa prática de informar com destaque o valor da parcela, e com letras miúdas a quantidade de parcelas e juros, engana muitos consumidores e é vedada pelo CDC- Código de Defesa do Consumidor.

Um problema recorrente durante a pandemia, quando as vendas on-line cresceram muito, foi o golpe com sites falsos. Com a Black Friday é preciso redobrar a atenção com a segurança dos sies onde pretende-se efetuar as compras. O mais indicado é que se compre me site reconhecidos pela sua segurança e credibilidade. Se o site de vendas não for renomado, faça uma busca em sites específicos de reclamações, como o reclameaqui.com.br,   para saber os índices de reclamações, soluções e satisfação dos clientes. Além disso os Procons disponibilizam os rankings dos campeões de reclamações, vale a pena dar uma conferida, antes de se aventurar nas compras.

A maioria dos consumidores realizam suas compras pagando com cartão de crédito. É preciso ficar atento, a sites que pedem todos os dados do consumidor para efetuar a compra. Os especialistas destacam que o cartão virtual é considerado mais seguro e uma boa medida preventiva para as compras online. Ele funciona como um “espelho do cartão original”, mas com a diferença de possuir dados provisórios, que valem para uma única compra. Isso evita que o cibercriminoso armazene seus dados para compras futuras.

Além desses cuidados básicos, é preciso ficar atento aos prazos de entregas, valor do frete, e principalmente guardar a nota fiscal dos itens comprados. Ao efetuar compras online, é importante capturar todas as telas, assim ele fica com o registro de todo o passo-a-passo até a finalização da compra. Preservar todos os e-mails de confirmação do pedido, pagamento e qualquer outra comunicação que receba da loja é imprescindível. E desconfie sempre de preços muito abaixo da média, super promoções imperdíveis, pode ser uma cilada.

E para finalizar, uma dica preciosa: o segredo para a felicidade é o equilíbrio! Portanto, tenha equilíbrio, bom senso, planeje-se e pense no amanhã, no caso na fatura do próximo mês!

Mesmo que os preços sejam tentadores, é importante se planejar para não complicar o orçamento, já que, logo depois da data, será hora de pagar o IPTU, o IPVA, a matrícula escolar e o material escolar. E dessas contas não dá para se livrar. Não ultrapasse os limites de suas finanças, senão o seu sonho de consumo pode se tornar um pesadelo.

E no grande dia da Black Friday, ao se deparar com promoções suspeitas, tentativas de fraudes, ou caso tenha algum direito de consumidor violado, não se cale, denuncie. A denúncia pode ser feita através do site https://consumidor.procon.sp.gov.br/denunciaanonima ou https://www.consumidor.gov.br, ou ainda no Procon da sua cidade.

Compre com responsabilidade! Exija seus direitos e cumpra seus deveres!