De abril a maio, evento leva mais de 760 atividades de diferentes linguagens e expressões
artísticas, entre espetáculos, oficinas e vivências, a municípios do interior, litoral e da Grande São Paulo. Com forte presença de artistas locais, programação está dividida em 12 roteiros e distribuída em seis finais de semana.

Roteiro_01-20240430T231025Z-001

Arte na rua para todas as pessoas. Esse é o propósito do Circuito Sesc de Artes, que traz uma extensa programação nas áreas de música, teatro, dança, circo, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias para a edição 2024. Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75 trabalhos artísticos, entre espetáculos, intervenções, mediações de leitura, oficinas e vivências. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos.

Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo locais, o Circuito ocupa espaços públicos que tradicionalmente são pontos de encontro no município. O evento é um convite à população para desfrutar de um dia diferente e vivenciar novas experiências. Quem está de passagem, para e aproveita. E quem mora nas redondezas, também se junta à plateia. Em todo o estado, serão mais de 760 atividades em cerca de 480 horas de programação.
Para Luiz Deoclecio Massaro Galina, diretor regional do Sesc São Paulo, “O Circuito Sesc de Artes é uma iniciativa que proporciona novas trajetórias e roteiros, conectando residentes e visitantes e promovendo a sensação de pertencimento nas praças e espaços públicos”. Galina reflete que “essa experiência é essencial para fortalecer laços comunitários, visando democratizar o acesso cultural para mais pessoas”.

O Circuito é bem abrangente e acontece em diferentes territórios. Desde a municípios da região metropolitana da capital com mais de 800 mil habitantes como São Bernardo do Campo, a estâncias do interior e litoral com apenas três mil residentes, a exemplo de Águas de São Pedro no noroeste do estado. O intuito é estender o alcance da ação do Sesc para além das cidades que contam com unidades da instituição. Nesta edição, Bertioga e São Caetano do Sul são exceção.

A programação é o resultado do olhar atento de uma curadoria coletiva formada pelas equipes das 22 unidades do Sesc responsáveis pela produção e organização do Circuito. A partir de premissas como a diversidade, pluralidade e a representatividade para a escolha das atrações, a edição deste ano reúne desde a um coletivo de circo composto só por mulheres de diferentes nacionalidades e etnias, a grupo de artes de Povos Indígenas. A cultura popular está muito presente com atividades que exaltam o frevo, a folia do reisado e as danças populares, como samba-de-roda e ciranda. Outro aspecto importante é a valorização da produção local. Em 2024, cerca de metade das atrações são oriundas do interior e litoral.

Para quem gosta de cinema, tem projeção em realidade virtual de curta-metragem brasileiro premiado no Festival de Veneza. Aos entusiastas da literatura, se preparem: as 122 cidades irão receber atividades desta linguagem artística que tem na palavra, a matéria-prima para a construção de histórias – de intervenções a mediações de leitura. Das opções de práticas manuais, há oficinas para inventores de todas as idades. E entre uma atração e outra, DJs comandam as pickups para manter a animação do público.
Nesta edição, o Circuito também promove uma ação para além das atividades nos espaços públicos das cidades focada na formação dos gestores culturais. É o curso on-line Mapeamentos culturais: teorias,

ferramentas e aplicações, com a doutoranda em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC e mestra em Estudos Culturais pela EACH-USP, Ana Paula do Val. Serão quatro encontros semanais às terças-feiras, entre maio e junho, para compartilhar metodologias e ferramentas para compreensão e intervenção em contextos socioculturais, a partir de reflexões e exercícios práticos.

O Circuito Sesc de Artes tem como marca a pluralidade e por promover a circulação das atividades artísticas em todo o estado de São Paulo. Ao mobilizar trabalhos de diversas áreas e envolver centenas de profissionais, o projeto busca movimentar a cultura e economia criativa local.
Central de Relacionamento Itinerante
No dia em que o Circuito acontece, em cada cidade também haverá um ponto de atendimento aos trabalhadores das empresas do comércio de bens, serviços e turismo e seus familiares para a emissão imediata e gratuita da Credencial Plena, seja pela primeira vez ou pedido de renovação. A relação completa de documentos necessários está disponível em sescsp.org.br/credencialplena.