Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a depressão têm incidência de 5,8% na população brasileira fazendo de nós o país com maior incidência da doença na américa latina. Também segundo a organização, a depressão é a maior causa de afastamento do trabalho em todo o mundo. Desses fatos decorre a importância de encarar essa doença com seriedade e empatia.

As causas da depressão são multifatoriais tendo sua manifestação desencadeada por fatores atribuídos á predisposição genética e/ou fatores ambientais (condições sociais, traumas, etc).

O diagnóstico é eminentemente clínico, ou seja, é baseado na consulta realizada por profissional habilitado. Até o momento não existem exames laboratoriais ou de imagem capazes de diagnosticar a depressão. Os sinais de alerta para possibilidade de depressão precisam persistir por pelo menos 2 semanas de forma predominante, ou seja, na maior parte do dia e na maioria dos dias. Humor deprimido, diminuição de interesse e prazer em atividades cotidianas, diminuição de energia ou vontade para realizar atividades, alterações do sono e concentração, alterações do apetite, irritabilidade, desejo de ficar sozinho, desejo de não falar com os outros, pessimismo, falta de esperança, sensação de desvalorização e falta de propósito de vida, medo, vergonha, culpa, sensação de inadequação, pensamentos negativos, desejo de sumir, tristeza e, em casos graves, inanição, catatonia, sintomas psicóticos (alucinações, delírios, desorganização de pensamentos e comportamento), ideação e/ou tentativa de suicídio.  Nem todos os sintomas ocorrem obrigatoriamente mas necessitamos ver ao menos 5 sintomas, sendo obrigatoriamente nesse conjunto humor deprimido e/ou anedonia (perda de interesse e prazer em atividades cotidianas).

Os impactos da depressão representam enorme prejuízo na vida não só da pessoa que sofre com os sintomas, mas também de familiares, amigos, empregadores, etc. A pessoa com depressão pode experimentar sensação incapacitante e dessa forma não consegue trabalhar, cuidar de si ou dos outros. Uma pessoa com depressão sem tratamento representa perdas importantes para si e toda a sociedade pois pode deixar de ir ao trabalho, estudar, cuidar de familiares. Mais uma vez é mandatória a compreensão de que depressão não é frescura. Os sintomas podem ser graves e potencialmente fatais. Não se trata de má vontade, falta de Deus ou preguiça. Enquanto profissionais de saúde e sociedade, quanto mais cedo compreendermos a seriedade da doença, mais precocemente seremos capazes oferecer tratamento precoce minorando sofrimento, diminuindo perdas financeiras, salvando vidas.

Por: Dr Frederico Félix

 

MANTENHA-SE INFORMADO COM O EXPRESSO
DICAS DE BELEZA     ACONTECIMENTOS    ESPORTES    ENTRETENIMENTO