Dia do amigo é celebrado anualmente em 14 de fevereiro, não posso me furtar a tecer algumas palavras sobre o tema amizade.

A imagem revela uma semente de camaradagem, um elo que começou com apenas 1 ano de convivência e desde então só se fortaleceu. À minha direita encontra-se Brenner, cuja alcunha na infantaria era Vilar. Diante de nós, postado e distinto, estava o homem que eu conhecera pessoalmente pela primeira vez. O pai de Brenner. Digo que o conheci pessoalmente pois sua imagem já estava  formada dentro de mim, devido às histórias narradas por Vilar, o orgulho,amizade e referência que aquele homem reprentava em sua vida. Mal sabia eu que aquele seria o penúltimo aperto de mão, caloros e firme que dividi com seu pai. O derradeiro cumprimento ocorreu 2 anos depois. Faleceu ano passado vítima de covid.

Logo que conheci Brenner me impressionei. Era o mais jovem em nosso grupo e desde aquele tempo, demonstrava grande maturidade, sensatez, lealdade, constância, assíduo leitor, interessado pela condição de vida dos menos favorecidos e por aí vai…. sempre me considerei sortudo em relações de amizade. Veja bem, amizade é diferente de coleguismo, popularidade.

Tenho 7 amigos, sem contar o meu irmão. Acho ser um número grande! 7 pessoas que se amam, se respeitam. 7 homens para os quais posso ser eu mesmo e vice-versa, que choram suas dores, comemoram as vitórias de cada um, confessam erros, fragilidades, trocam opiniões com respeito, chamam sua atenção quando pressentem enrascadas.

Há 10 anos, fui acolhido por um grupo de médicos da Unicamp, 1 da Unifesp, 1 cirurgião dentista bucomaxilofacial. Hoje, Brenner continua crescendo na profissão que assumiu após falecimento de seu pai. Demonstra cada vez mais porque o considero um amigo e um irmão. Representa nosso grupo que há 10 anos se fala diariamente via WhatsApp, faz encontros anuais e pessoais, me acompanham há uma década.

Acolhem e amam quando erro, acerto, fracasso, toleram pacientemente meus episódios de ranzinzice. Me querem bem, me aceitam como sou. Deixo a todos esses amigos um caloroso abraço, com olhos marejados de emoção.

Um abraço,  Fred.

Por: Dr Frederico Félix

Texto e imagem: Dr Frederico Félix