Divulgação/Governo de SP

O Poupatempo, em parceria com a ARCA+, startup sem fins lucrativos, promove neste sábado (18) e também no dia 2 de outubro uma ação social para auxiliar moradores de comunidades das zonas Sul e Leste da capital paulista, respectivamente, no acesso aos mais de 150 atendimentos digitais oferecidos pelo programa. Entre as opções, serviços nas áreas da educação, trabalho e solicitação de documentos.

A iniciativa, realizada nas fundações Julita (Jd. São Luís) e Alana (Jd. Pantanal), contará com tutoriais de acesso ao portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) e também ao aplicativo Poupatempo Digital, para realização de solicitações online. Com a ajuda dos colaboradores do Poupatempo, os participantes receberão instruções sobre emissão de documentos que possibilitam ingressar no mercado de trabalho, por exemplo.

Serão atendidas cerca de 170 pessoas pré-cadastradas nas instituições, que já atuam nas comunidades, nos dois dias de evento. O acesso será limitado aos moradores que realizarem a inscrição, para garantir as medidas de distanciamento necessárias.

“Com o uso da tecnologia, o objetivo é promover a inclusão social e transformar a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade. Os canais digitais vieram para trazer agilidade e praticidade para o cidadão e nós queremos que todos possam usufruir desse benefício”, explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp – Empresa de Tecnologia do Governo de Estado de São Paulo, que administra o programa Poupatempo.

Os eventos acontecem em ONGs instaladas nas comunidades e contam com a disponibilidade de wi-fi para o acesso aos canais digitais e laptops. Caso seja necessário, o cidadão também receberá orientação para agendar um atendimento presencial em uma unidade do Poupatempo.

A ação seguirá os protocolos sanitários e de segurança contra a Covid-19, com público limitado, dividido em grupos e horários distintos, uso obrigatório de máscara, álcool em gel e distanciamento social.

Fonte: Governo do Estado