A Copa Paulista chegou ao fim da primeira fase neste final de semana. Ao todo, 26 clubes disputaram as 16 vagas do mata-mata, que se inicia neste sábado com os confrontos das oitavas de final.
Segundo colocado do grupo 4, o São Bento avançou a próxima fase com antecedência, garantido sua vaga no mata-mata com uma rodada de antecedência. Com duas vitórias, cinco empates e apenas uma derrota, a equipe somou 11 pontos, quase o dobro dos seis conquistados pelo clube em 2023, quando foi eliminado na primeira fase do torneio, sem obter nenhuma vitória nas 10 rodadas da fase de grupos.
O elenco, que passou por grande reformulação, não conta com atletas que defenderam o Bentão na última edição do torneio, mas traz figuras conhecidas da torcida, como o atacante Marcos Nunes, o zagueiro Éwerton Páscoa e o lateral Samuel Santos. Estes dois últimos, inclusive, fizeram parte da campanha do time na série B de 2018, e retornaram para disputa da Copa Paulista.
“Quando recebi a ligação do presidente, iniciamos as negociações e, para mim, o São Bento era o lugar certo. Amo esse clube, e poder voltar a defender essas cores, auxiliando o time na disputa por uma vaga na Série D em 2025, me motiva diariamente. Fizemos uma boa primeira fase, mas agora, no mata-mata, todo jogo é uma final. Sabemos do peso de cada partida, e não podemos vacilar. Queremos avançar”, destacou Samuel Santos.
Titular em três partidas, o lateral participou de seis dos oito jogos disputadas na fase de grupos, sendo peça constante nesse elenco, com 353 minutos em campo na Copa Paulista. Na próxima fase, o defensor e a equipe de Sorocaba enfrentarão a Portuguesa, que, na última edição do torneio, foi derrotada nas quartas de final após uma boa primeira fase.
“Sabemos da dificuldade deste confronto. Serão dois jogos muito complicados, com um adversário que tem a vantagem de decidir em casa, mas estamos trabalhando intensamente. Temos um elenco forte e unido, que quer fazer boas atuações nos 180 minutos que nos separam de uma vaga na próxima fase do torneio. Contamos com o apoio da torcida, para nos incentivar na próxima terça-feira, em nossa casa”, exaltou o defensor.