Imagem ilustrativa/ Pexels

O inverno está batendo na porta! E com a mudança de temperatura precisamos nos atentar aos cuidados com a pele e com os cabelos que são bastantes afetados por essas mudanças. Hoje vamos focar nos cuidados com os cabelos com dicas básicas.

Com o frio nada mais gostoso que um banho quente e relaxante, porém, lavar os cabelos com água quente e depois secar com secador pode danificar seriamente os cabelos, deixando os fios mais ressecados, aumentando o frizz. A água quente retira os lipídios essenciais (o óleo do couro cabeludo), que tem função de proteção e lubrificação dos fios.

Além disso no inverno temos a tendência de mudar a alimentação, aumentando o consumo de Alimentos ricos em carboidratos e açúcares o que favorecem a temida caspa e a oleosidade do couro cabeludo. Portanto a alimentação, independente da estação influencia muito nos aspectos dos cabelos, procure ter uma alimentação saudável, ferro e zinco são minerais essenciais, que contribuem para um brilho perfeito e fios mais fortes. É essencial se lembrar de beber muita água, pois, nos dias frios, muitas pessoas se esquecem disso e vale lembrar: a hidratação começa de dentro para fora.

Na hora de lavar os cabelos,  procure utilizar água morna durante o inverno. Também, não é indicado que as lavagens sejam muito espaçadas, uma vez que a oleosidade se acumulará no couro cabeludo e, com o tempo, acaba criando irritações e coceira na região. Não existe uma frequência correta para lavar os cabelos. Fique atenta ao aspecto dos fios: sempre que o seu cabelo apresentar um aspecto mais pesado e rígido, é porque está na hora de lavar.

Com o frio é praticamente impossível deixar os cabelos naturalmente, sendo comum o uso de secador e chapinha, por isso é indicado o uso de produtos de ação térmica que promovem uma blindagem da fibra capilar, evitando que o calor desses acessórios acabe, literalmente, fritando a estrutura do cabelo e criando danos profundos. Por isso, protetores térmicos devem sempre estar presentes na sua rotina de cuidados, sendo aplicados ainda com os fios molhados.

Imagem ilustrativa/ Pexels

Opte também pelo uso de produtos à base de óleos vegetais, que conseguem levar, além da hidratação, vitaminas e minerais, diminuindo o frizz e a chance de ressecamento. São indicados óleos como argan, abacate, jojoba e rícino levam aos fios vitaminas E, A, C e ácidos graxos, capazes de regenerar danos e diminuir queda do cabelo. Algumas sinergias de óleos vegetais com óleos essenciais, como alecrim, gerânio e melaleuca, também podem tratar dermatite seborreica e queda, sintomas comuns nesta época do ano.

O que é “lei” em qualquer estação é que nunca durma com os cabelos molhados. Sempre que possível, periodicamente, procure um profissional especializado para receber orientações sobre os cuidados com suas madeixas, já que cada um possui características particulares, únicas, que devem ser analisados por um profissional qualificado.

MANTENHA-SE INFORMADO COM O JORNAL EXPRESSO REGIONAL.

COMENTAR

Por favor comente aqui
Por favor informe seu nome