A Prefeitura de Carapicuíba, em parceria com a Enel, inaugura um programa de coleta seletiva que envolve as escolas da rede municipal. O plano piloto soma 10 unidades do bairro da Cohab. São 9 pré-escolas e uma de Ensino Fundamental, somando cerca de 3 mil alunos.

A criança é orientada para, com os pais, separar o material reciclável em casa e trazer para a escola. Papel, plástico, metal ou vidro, são pesados separadamente por uma equipe da própria escola: “o maior compromisso do programa é a preservação do meio ambiente, mas esse material que a criança ou os pais trazem para a escola resulta em um desconto na conta de luz”, comenta a Secretária de Educação Lilian Braga, “quanto mais material trouxer, maior o desconto”.

Cada criança tem seu próprio cartão, com identificação e o número da fatura de energia elétrica. “A criança traz o material reciclável e, ao pesar, apresenta o cartão para obter o respectivo abatimento na fatura. Isso de acordo com o valor e o peso de cada material”, explica Solange Mello, representante da área de Sustentabilidade da Enel Distribuição São Paulo.

Para o prefeito Marcos Neves, o programa pioneiro no país se apresenta como alternativa para o descarte de resíduos: “a coleta seletiva reforça a consciência de preservação do meio ambiente e reduz as cargas de caminhões para os aterros sanitários”, explica, “daí o nosso empenho em estender o programa para toda a rede municipal de ensino”.

O evento de lançamento do programa está agendado para este sábado (19) às 10 horas, no Ginásio Ayrton Senna, na avenida Antonio Faustino dos Santos, 98, na Cohab V.

COMENTAR

Por favor comente aqui
Por favor informe seu nome