Com o objetivo de incentivar a leitura de obras clássicas de escritores do Brasil, a Global tornou-se a casa da Literatura Brasileira. Fundada em 1973, a editora conta com mais de mil títulos em seu catálogo e pública, com exclusividade, os livros de nomes consagrados da literatura do nosso país.

O conhecimento da Literatura é um dos caminhos para a compreensão da identidade nacional e nossa formação sociocultural.

Entre as joias da editora estão Bartolomeu Campos de QueirósCecília MeirelesCora CoralinaDarcy RibeiroGilberto FreyreIgnácio de Loyola BrandãoJoão Carlos MarinhoJoão Guimarães RosaJosé Lins do RegoLuís da Câmara CascudoManuel BandeiraMarcos ReyOrigenes LessaRubem BragaThiago de Mello.

E com toda essa bagagem, o Grupo Editorial Global marcou presença na Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2024 com uma programação especial, promoções e um estande de 200 m2, um dos maiores de sua história. A casa editorial, composta pelos selos Global Editora, Gaudí Editorial, Editora Gaia, Nova Aguilar e Global Educação, recebeu grandes nomes da literatura brasileira para sessões de autógrafos e apresentações, como: Sérgio Vaz, Ana Maria Machado e Daniel Munduruku.

Uma dica ótima de leitura que encontramos na Global é Fiódor Dostoiévski – Obra Completa

Obra Completa, em 4 volumes, é composta de 31 livros, entre os quais suas grandes obras-primas: Crime e castigo, O idiota e Irmãos Karamázovi. Todos os livros foram traduzidos por Natália Nunes e Oscar Mendes, que tiveram a supervisão de Vassili Glukhovski e Vera Neverova, com orientação do Instituto de Linguística da Academia de Ciências da então URSS. Os textos são acompanhados de inúmeras notas explicativas de rodapé e uma centena de desenhos do artista Luis de Ben. Os 4 volumes apresentam um grande painel da obra de Dostoiévski, que trabalhou sempre com temas, circunstâncias e personagens que vivem seus conflitos de toda natureza: pessoais, sentimentais, psicológicos, éticos, políticos, financeiros, sociais, religiosos e metafísicos. Por essa abrangente temática, ele permanece até hoje como uma das referências literárias.