Esta cada vez mais comum rostos parecidos na Tv, revistas, redes sociais, até parece que todos são parentes! Mas o que de fato vem acontecendo é a popularização da harmonização facial. Clínicas de estética e até consultórios odontológicos oferecem procedimentos relacionados à harmonização facial.

Harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos combinados para melhorar a harmonia do rosto, transformando os traços e tratando o envelhecimento facial, caracterizado pela perda da elasticidade da pele, queda dos tecidos, músculos e gordura.

Para iniciar a transformação é feita uma análise de proporções faciais, apontando as áreas que estão em “desarmonia” e quais os procedimentos para correção.

Alguns resultados podem ser vistos de imediato, logo a seguir à intervenção estética, mas o resultado final demora cerca de 15 a 30 dias a surgir. Inicialmente, podem surgir alguns hematomas e inchaço, que são normais e que desaparecem ao longo do tempo.

A harmonização facial pode ser feita por várias técnicas, de acordo com o objetivo do procedimento e, por isso, tende a ser orientada por uma equipe de vários profissionais, desde dermatologista, cirurgião plástico, dentista, fisioterapeuta dermatofuncional ou biomédico esteta, por exemplo.

Algumas das técnicas mais usadas para realizar uma harmonização facial são:

Preenchimento facial– realizado com ácido hialurônico com o objetivo de amenizar marcas de expressão e corrigir contorno e volume do rosto, aumentando a simetria e proporcionalidade da face.

Toxina botulínica– mais conhecida pelo nome comercial Botox, são empregados com diversos objetivos na harmonização facial, desde a redução de rugas e a correção de sorriso gengival até a diminuição da abertura das narinas.

Bichectomia– remove gorduras acumuladas nas bochechas que, com a ação da gravidade ao longo do tempo, contribui para o aspecto de envelhecimento e flacidez do rosto

Peeling– aplicação de substâncias ácidas que promovem uma descamação leve da camada mais externa da pele, estimulando a renovação celular, suavizando linhas de expressão e conferindo um tom mais uniforme à pele.

Microagulhamento– consiste em promover milhares de microlesões na pele, que estimulam a produção de colágeno e fatores de crescimento, conferindo mais firmeza à pele e suavizando manchas e cicatrizes.

Esses são apenas alguns procedimentos, existem mitos outros, todos com o objetivo de harmonizar os traços e realçar a beleza. Tanto homens quanto mulheres buscam esse tipo de procedimento.

Normalmente os procedimentos são simples, pouco dolorosos e de rápida recuperação. Mas ainda assim é necessário tomar cuidado ao escolher o procedimento, o profissional, o local a ser realizado. Alguns profissionais, por exemplo, ao invés de aplicar o ácido hialurônico, aplicam o PMMA (polimetilmetacrilato), um material que preenche volumes do tecido, usado em preenchimentos que alteram algumas formas do corpo. O problema é que esse material deve ser aplicado em quantidades mínimas e somente para casos específicos, como em pacientes que perderam massa muscular por algum motivo, mas não é indicado para correções estéticas como aumento dos lábios.

Nas redes sociais é muito comum figuras públicas exibindo suas transformações, alguns felizes e outros nem tanto com os resultados da harmonização facial.

Algumas celebridades chamaram a atenção por suas mudanças.

A cantora Gabi Martins, antes da harmonização facial com um rosto mais arredondado, agora com o rosto bastante definido.

Foto: Reprodução Instagram

Nos últimos dias, fotos do cantor Ricky Martin, mostrando o antes e depois da suposta harmonização facial para amenizar as marcas do envelhecimento começaram a circular nas redes sociais, com muitas críticas pela transformação.

Foto: Reprodução Internet

A dupla Pepê e Neném, também mostraram recentemente o resultado da harmonização facial feita por elas, no entanto o público também não se agradou.

Foto: Reprodução Instagram

Vários veículos de comunicação publicaram na última semana a transformação do participante do reality “A Fazenda 13”, Rico Melquiades que teria feito cerca de 10 intervenções no valor aproximado de 70 mil reais para mudar seu rosto.

Foto: Reprodução Instagram

Outra participante do reality “A Fazenda 13”, Liziane Gutierrez, também ganhou destaque pela harmonização facial mal sucedida realizada em 2018, segundo a modelo já gastou cerca de 300 mil em mais de 20 intervenções estéticas por todo o corpo. Em uma postagem em sua rede social, ela afirma que teriam aplicado o PMMA em seu rosto, quando deveria ter aplicado ácido hialurônico, o que teria causado um processo de rejeição do organismo.

Foto: Reprodução Instagram

Todo procedimento estético envolve riscos, mesmo sendo de baixa complexidade, simples, é necessário para sua segurança que se busque profissionais com formação especializada, como dermatologista e cirurgiões plásticos, que tenham conhecimento e responsabilidade, e que caso haja algum evento inesperado, estes profissionais estarão habilitados, preparados para lidar com essas complicações.

MANTENHA-SE INFORMADO COM O EXPRESSO
DICAS DE BELEZA     ACONTECIMENTOS    ESPORTES    ENTRETENIMENTO

COMENTAR

Por favor comente aqui
Por favor informe seu nome