O caso aconteceu na Síria, com um rapaz de 20 anos que não teve sua identidade revelada. Os médicos que cuidaram do paciente descreveram o que aconteceu e publicaram no Journal of Medical Case Reports, neste mês.
Um homem que acreditava estar com o nariz constantemente congestionado teve uma surpresa após exames. Os médicos que o examinaram descobriram que, na verdade, o líquido que saía pelo nariz era partes do próprio cérebro.
Segundo o relatório, o jovem sofreu de encefalocele, que é uma protrusão do tecido nervoso e das meninges por um defeito no crânio. Um dos sintomas é a coriza, além de dores de cabeça e convulsões.
Tudo isso perdurou por seis anos antes dele procurar atendimento médico, com cefaleias constantes, muita coriza e eventuais convulsões que não respondiam a medicamentos. Ele contou que havia sofrido um trauma forte na cabeça em um acidente de carro, mas que recusou a cirurgia que a equipe médica indicou, ficando com danos no crânio.
Quando a situação evoluiu para uma meningoencefalite, foi internado no CTI e passou um mês no hospital, em tratamento. Foram realizadas tomografias e outros exames de imagem que detectaram que uma fratura nos seios da face permitia que partes do seu cérebro invadissem outras partes do rosto, como as fossas nasais. O líquido que ele acreditava ser catarro, por uma gripe, era fluido cerebrospinal.
Agora aceitando o tratamento cirúrgico, o problema foi reparado por um cirurgião especialista que colocou o cérebro do rapaz de volta no seu devido lugar, além de reparar a parte fraturada do crânio. Segundo os médicos, toda a recuperação ocorreu sem intercorrências e ele passa bem.