Comecemos com uma breve explicação do que é a melatonina e qual sua função na homeostase do nosso corpo.

Melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal (glândula endócrina localizada no cérebro). Este hormônio tem papel fundamental na regulação do ciclo circadiano, ou seja, ajuda a controlar nosso mecanismo de sono e vigília.  Por sua vez, a melatonina é derivada de uma monoamina importantíssima e muito comentada em nossos dias, a serotonina, que é produzida no nosso sistema nervoso central e , pasmem, no nosso trato gastrointestinal!

Em pessoas normais e saudáveis, a glândula pineal começa a secretar melatonina assim que começa a escurecer, ou seja, quando começa a anoitecer nosso corpo começa a produzir e liberar o hormônio que nos fará ter sono. Dessa maneira , se tudo está correndo bem, sentiremos sono e dormiremos, quando for noite, e estaremos dispertos e alertas durante o dia. A luminosidade pode afetar negativamente a produção de melatonina!!!  Por isso é contra indicado o uso de celulares, tablets e tv dentro do quarto e próximo a hora de dormir.

Por se tratar da forma sintética de um hormônio normalmente secretado pelo corpo, existem poucas contra indicações formais ao uso de melatonina. Em países como os Estados Unidos, sua comercialização  acontece sem prescrição médica, no Brasil  a liberação ocorreu em outubro de 2021.

Contraindicações formais costumam se restringir a pacientes que sabidamente apresentem alguma alergia a componentes utilizados no comprimido do medicamento.  Não deve ser utilizado em crianças sem orientação médica!

As doses de melatonina contidas nos comprimidos costumam ser bem maiores do que as doses secretadas naturalmente pelo nosso organismo. Produzimos cerca de 0,1 mg de melatonina por noite, enquanto que nos comprimidos podemos encontrar doses de 3 a 10 mg.  Pode ser administrada de 1 a 2 horas antes de dormir. Tem eficiência mais robusta em pacientes com dificuldade em iniciar o sono do que naqueles com dificuldade em manter o sono.

Assim como tantos outros medicamentos , nem todo paciente alcança o objetivo de ter uma boa noite de sono simplesmente por usar o fármaco.

Portanto , se você sofre com insônia, procure um médico. As causas de insônia podem ser variadas e , além de medicação correta, muitas outras atitudes/comportamentos/hábitos, podem melhorar sobremaneira a qualidade de suas noites.

Por: Dr Frederico Félix

MANTENHA-SE INFORMADO COM O EXPRESSO
DICAS DE BELEZA     ACONTECIMENTOS    ESPORTES    ENTRETENIMENTO