Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone trazem a turnê comemorativa de volta a São Paulo nesta sexta-feira (24) em última apresentação na capital
A pedidos dos fãs e após um show arrebatador no Allianz Parque, em março, que deixou o público paulistano querendo mais, Os Paralamas do Sucesso vão se apresentar em data extra da tour “Paralamas Clássicos” no palco do Espaço Unimed nesta sexta-feira (24).
Para a apresentação especial Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone selecionaram 33 faixas que sobrevoam toda a carreira para o repertório da turnê “Paralamas Clássicos”. Desde o disco de estreia, “Cinema Mudo” (1983) até o mais recente álbum, “Sinais do Sim” (2017), e assim contam a história dos Paralamas em forma de música.
Estão lá, por exemplo, as canções políticas que ajudam a entender a história recente do Brasil: “Alagados”, “O Beco”, “Perplexo”, “O Calibre”. Também não faltam músicas que cantam o amor em suas mais diversas vertentes, como “Aonde Quer Que Eu Vá” e “Seguindo Estrelas”, além de “Vital” e “Ela Disse Adeus” – faixas tão peculiares quanto atemporais. O trio original é acompanhado pelos músicos João Fera (teclados), Monteiro Jr. (saxofone) e Bidu Cordeiro (trombone).
Para comemorar os 40 anos de carreira, completados em 2023, os Paralamas escolheram algumas cidades para mais um capítulo dessa história. O trio formado por Herbert Vianna (guitarra e voz), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria) levou a turnê “Paralamas Clássicos” a várias arenas do país, inclusive, no primeiro semestre deste ano lotou o Allianz Parque, aqui em São Paulo. Agora a banda presenteia o público paulistano com mais um show da tour comemorativa, com o Espaço Unimed de braços abertos para recebê-la.
Eleitos um dos melhores shows do Lollapalooza Brasil 2023, os Paralamas continuam relevantes e inspiradores, com canções que abordam questões sociais, amorosas e políticas e são reconhecidos não apenas por sua qualidade musical, mas também por sua capacidade de se reinventar e se conectar com novas gerações.
Os Paralamas do Sucesso tiveram uma contribuição decisiva para a consolidação do rock no Brasil e para a construção de uma identidade musical nacional para o gênero. Hits como “Meu Erro”, “Lanterna dos Afogados” e “Óculos” reverberaram pelas rádios e ajudaram a mobilizar uma legião de fãs que não para de se renovar.
Nos anos de 1980, o rock brasileiro começa a florescer com o surgimento de bandas e artistas como Legião Urbana, Titãs e Engenheiros do Hawaii, que, além de marcarem uma geração, tornaram-se lendas e perpetuam o sucesso e a atualidade de suas composições até os dias de hoje. Os Paralamas do Sucesso surgiram nesse ambiente extremamente fértil para a criatividade e brindaram os brasileiros com composições que são sucessos indiscutíveis de crítica e de público. Foram pioneiros na fusão de rock com outros estilos, como o reggae e a MPB, e surfaram nas influências internacionais do punk, do new wave e do rock alternativo, criando, desta forma, uma sonoridade híbrida genuinamente brasileira, capaz de integrar diversos públicos à cena rock.