Apresentado pelo Ministério da Cidadania e Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, com apoio da CCR ViaOeste, o Projeto Teatro a Bordo – Caixola de Histórias passará por escolas e estará na Avenida dos Trabalhadores, a partir das 11h do sábado.

O projeto Teatro a Bordo – Caixola de Histórias estaciona em Osasco esta semana com programação Cultural gratuita para toda a comunidade. O caminhão-palco chega a cidade com o apoio da CCR ViaOeste, concessionária que integra o Programa de Concessão de Rodovias de São Paulo, e do Instituto CCR. Na sexta-feira, 10, o projeto itinerante passará por escolas e, no sábado, a partir das 11h, estará na Avenida dos Trabalhadores, no Jardim Conceição, a partir das 11h.

Completando onze anos de estrada e mais de 300 cidades visitadas, o projeto de teatro itinerante percorrerá milhares de quilômetros neste ano para contar histórias recolhidas nas cinco regiões brasileiras. O Teatro a Bordo – Caixola de Histórias é equipado com palco embarcado em um contêiner, tenda para abrigar a plateia, banquinhos, além de ter como diferencial equipamentos de som e sistema de luz abastecidos com eletricidade solar.

Toda a programação do Teatro a Bordo – Caixola de Histórias foi pensada para contemplar os pequenos. Na sexta, estão previstas animadas apresentações nas escolas, com oficinas de confeção de bonecos e de contação de histórias.  Sergio Ribeiro, gestor de Comunicação da CCR ViaOeste e CCR RodoAnel, explica que as atividades são uma preparação para para as apresentações abertas ao público, np sábado. “A proposta é que as famílias de Osasco e região tenham a oportunidade de desfrutar gratuitamente de um final de semana com programação cultural de alta qualidade, o que reflete diretamente na formação cidadã das pessoas”, ressalta Sergio.

A trupe de artistas do Teatro a Bordo criou seu novo espetáculo: ‘Caixola de Histórias’ pensando na diversidade cultural do Brasil. A equipe utiliza técnicas do teatro de animação, sombras,  música ao vivo e o improviso tradicional da commedia dell’arte para encenar pequenas histórias que retratam o misticismo indígena, a resistência do povo,  a força da natureza e a alegria das festas populares. “Retratar histórias das cinco regiões do país ainda não foi suficiente para mostrar a força da cultura popular. Pensamos então em trazer o público para a cena, onde a participação de todos se faz necessária para o desfecho da peça, tornando o espetáculo ainda mais vivo”, destaca a produtora Talita Berthi.

Para finalizar a montagem, homenageando a cidade onde o contêiner-palco está estacionado, uma nova cena será criada com base nos registros da memória popular local coletados em uma oficina de contação de histórias, que acontecerá no primeiro dia do projeto na cidade. A oficina é aberta a educadores, artistas e interessados (confira mais detalhes abaixo).

O projeto Teatro a Bordo – Caixola de Histórias é apresentado pelo Ministério da Cidadania e Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com o apoio da CCR ViaOeste, em uma realização da BERTHI Produção e Arte e apoio local da Prefeitura Municipal de Osasco e da ARTESP (Agência Reguladora de Transportes de São Paulo).

Programação: As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-palco estaciona. Assim como faz o circo em sua chegança, os artistas realizam cortejos pela cidade e intervenções nas escolas públicas um dia antes, com brincadeiras e informações sobre a programação, além de atividades formativas com crianças e educadores. Depois, o contêiner se transforma em palco para as apresentações gratuitas e abertas ao público. Confira!

OSASCO/SP

Local: Avenida dos Trabalhadores (em frente ao Campo de Futebol) – Jd. Conceição.

Dia 10 de maio – sexta-feira (Atividades nas Escolas)

08h30 às 15h00 –  CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NAS ESCOLAS

16h00 – OFICINAS NA ESCOLA

CONFECÇÃO DE BONECOS BRINCANTES

CONTAÇÃO DE  HISTÓRIAS*

*Quem tiver interesse em participar da Oficina de Contação de Histórias precisa enviar um e-mail com nome e telefone para oficina@teatroabordo.com.br (idade mínima de 18 anos).

Dia 11 de maio – sábado (Apresentações na Praça)

11h00 –  CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NO BAIRRO

16H00 – TEATRO “SESSÃO SOLENE – A PRINCESA E O GIGANTE”

17H30 – APRESENTAÇÕES DOS ARTISTAS DA CIDADE

19H00 – SESSÃO DE VÍDEO

19H30 – TEATRO “CAIXOLA DE HISTÓRIAS”