Terapeutas Ocupacionais dos CAPS’s (Centro de Atenção Psicossocial) de Embu das Artes têm trabalhado para atenuar os impactos da pandemia na saúde mental da população.

O distanciamento social tem provocado alterações negativas no cotidiano das pessoas, em aspectos como sono, trabalho, atividades religiosas e de auto-cuidado, sobretudo prática de atividades físicas, conforme mostra os resultados preliminares de uma pesquisa do Departamento de Terapia Ocupacional do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que investiga se o isolamento social em domicílio, para contenção do contágio por Covid-19, alterou a rotina das pessoas adultas.

Pensando em minimizar essas alterações negativas, as terapeutas ocupacionais Laura, Karla e Renate, que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial de Embu das Artes, têm desenvolvido algumas ações, como a elaboração de um informativo sobre o que o cidadão pode fazer para cuidar da sua saúde mental nos tempos de isolamento social.

A terapeuta ocupacional Laura ressalta que estamos vivendo um momento diferente, algo sem precedentes, e por isso a equipe resolveu propor algo para o enfrentamento das dificuldades que surgem com o isolamento social.

Com a pandemia da Covid-19, alcançar o bem-estar emocional tem sido um desafio para muitas pessoas, ficar no ócio, sem nada para fazer, é um dos motivos que podem causar alterações negativas, por isso é importante que o cidadão encontre atividades que goste de fazer.  “Queremos, de alguma forma, contribuir com a manutenção da saúde mental dos cidadãos”, destaca Karla, terapeuta ocupacional, que completa dizendo que “as pessoas podem se beneficiar com atividades que tenham sentido para a vida delas”.

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE EMBU DAS ARTES

O município de Embu das Artes possui um CAPS-AD, Unidade voltada à atenção de usuários com transtornos mentais devido ao uso abusivo de álcool e ou outras drogas, e um CAPS Adulto (CAPS II), um serviço de saúde aberto e comunitário para o tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais, sofrimento psíquico intenso e persistente.

O objetivo das unidades de Atenção Psicossocial é realizar o acompanhamento multiprofissional e com o intuito de reabilitação psicossocial.

O cidadão que precisa de atendimento pode dirigir-se espontaneamente, sem a necessidade de agendamento. Também são atendidos os cidadãos encaminhados por outras Unidades de Saúde (UBS, PS, Hospitais Gerais e/ou Psiquiátricos) intersetoriais.

SERVIÇO

CAPS AD – Álcool e Drogas
Endereço: Rua Siqueira Campos, 22. Centro. CEP – 06803-320
Telefone: 4704-7082
Email: capsadembudasartes@gmail.com
Horário de funcionamento: 7h às 18h

CAPS II – Adulto
Endereço: 
Rua Domingos Paschoal, 203, Centro
Telefone: 4704-5932 / 4704-4955
E-mails: capsii@embudasartes.sp.gov.br
Horário de funcionamento: 7h às 18h