O Campeonato Paulistano de Karatê foi marcado por muita emoção e, literalmente, luta. Principalmente para os atletas de Jandira, na Grande São Paulo, que representaram a cidade e ainda trouxeram várias medalhas para a casa.
A equipe montada pelo sensei Juliano Borges conquistou medalhas de ouro, prata e bronze em várias categorias por Vera Lucia Ban Yokimoto, Cleriston de Andrade Lima das Neves, Márcia Arlete das Neves e Davi das Neves de Andrade.
O evento reuniu mais de 200 atletas e foi realizado no Jardim Anália Franco em São Paulo no sábado (25) durante cerca de cinco horas de combates.
Vera, que é faixa verde em karatê e treina há mais de quatro anos, conta que estava confiante durante a luta, pois treinou muito para isso.
A atleta treina na Associação Nikkey de Jandira, no Jardim Sorocabano, três vezes por semana com o sensei Claudio Junior. Já aos sábados, ela treina na Academia Cross Kumitê com o sensei Julian Borges.
Além disso, Vera conta que o Karatê é muito benéfico para as mulheres, pois define a musculatura, aumenta a resistência, melhora a autoestima, autoconfiança, aumenta a flexibilidade, a coordenação motora, desenvolve os reflexos e a capacidade cardiovascular.
Para ela, poder representar a cidade e se tornar medalhista de karatê é muito emocionante.
“É uma sensação maravilhosa e gratificante ao mesmo tempo, porque é o retorno de muito treino e dedicação. (Futuramente) pretendo estar em evidência nesse esporte em graus cada vez mais elevados e ser uma inspiração para outras mulheres que pensam que karatê é apenas para homens”, afirma.