Ricardo Santos/Arquivo Secom

Nos dias 14 e 15 de setembro, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), em conjunto com a Diretoria Técnica em Qualidade e Segurança do Paciente (DATQSP), da Secretaria de Saúde de Barueri, vai promover uma série de ações tendo por temática a humanização nos serviços de saúde. Em parceria com a ETEC Antônio Furlan, os trabalhos vão propor aos colaboradores da área a seguinte reflexão: “somos agentes ativos das mudanças no serviço de saúde”.

As ações vão acontecer no Centro de Eventos de Barueri e devem abranger todos os servidores que atuam nos serviços de saúde da rede municipal. Estão programadas palestras e dinâmicas, que serão realizadas até as 12h. A iniciativa segue as diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH), de 2002, também conhecida como HumanizaSUS, que pretende pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar.

Protagonismo e autonomia
A Política Nacional de Humanização tem por princípios a transversalidade, a indissociabilidade entre atenção e gestão e o protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos. E, sob o mote “Formação é intervenção – intervenção é formação”, tem por diretrizes a defesa dos direitos dos usuários, valorização do trabalhador, clínica ampliada e compartilhada, ambiência e acolhimento.

O evento deverá ter simulações de cenas de assistência à saúde que retratem o dia a dia dos serviços, assim como palestras sobre a humanização, como a prevista para ser feita por Mary Nunes, enfermeira e docente da ETEC. “A ideia é fazer o colaborador refletir sobre o cotidiano em que está inserido”, disse Roseni Melo Mendonça, responsável técnica da DATQSP e do NEPS.

“A humanização se apresenta para nós como estratégia de interferência no processo de produção de saúde, pois tais mudanças são construídas não por uma só pessoa ou por um grupo isolado, mas de forma coletiva e compartilhada”, completa Roseni.

Fonte: Prefeitura de Barueri.