Reprodução/Redes Sociais

Os vereadores Beda Cabeleireiro (PTB) e Cebolinha (PTB) uniram forças junto à Deputada Federal Bruna Furlan (PSDB) para conseguir a emenda que possibilitou a inauguração da passarela nesta sexta-feira (5), entre o Jardim Belmont e o Jardim Santo Antônio.

Segundo o vereador Cebolinha, a passarela é uma reinvindicação desde o primeiro mandato como vereador, em 1992.

“Fizemos vários abaixo assinados com a diretoria da escola e os moradores da região, para que as crianças não precisassem atravessar a via expressa desde 1992. Já aconteceram vários acidentes no local, mas nada grave. Alguns prefeitos fizeram projetos, e graças à Deus conseguimos uma emenda junto com a Deputada Bruna Furlan e conseguimos viabilizar essa obra.”

 

Quem é Francisco Alves Duca?

Francisco Alves Duca, nasceu no sul do Estado da Bahia, na cidade de Ibiassucê, em 10 de janeiro de 1942, filho de Joaquim Manoel Duca e Alice Xavier Prates.

Francisco deixou a terra natal e mudou-se para a cidade de Osvaldo Cruz, no interior do Estado de São Paulo, no início da década de 60. Na ocasião, trabalhou na lavoura de café, onde conheceu sua esposa Cristina Romero Duca, com quem se casou e tiveram três filhos, Jesus Rafael Romero Duca, Cicero Amadeu Romero Duca, “O Cebolinha” e Emelice Romero Duca de Souza, sendo avô de três netos.

Em 1968, Francisco chegou à cidade de Jandira e comprou sua primeira casa, na Vila Ferraz. Trabalhou no Frigorífico Jandira por muitos anos, e, na empresa Madeirit. Já em 1992, mudou-se para nova casa, no Jardim Belmont, onde sua família reside até hoje.

Homem íntegro, simples, honesto, religioso e dedicado à família e aos netos, que gostava de se divertir jogando cartas e dominó com parentes e amigos.

Assim que tornou-se morador do Jardim Belmont, Francisco iniciou, nos anos 1993, as cobranças pela construção da passarela, interligando a rua São José, no Jardim Belmont  a rua Dorvalino Abílio Teixeira, na Vila Santo Antônio.

O filho, Cicero Amadeu Romero Duca, “O Cebolinha”, foi eleito vereador pela primeira vez, em 1992, e as cobranças do pai eram constantes. Francisco tinha o hábito de sentar todo final de tarde na praça da rua São José, de onde observava e acompanhava a travessia de pedestres e dos alunos da Escola Estadual, Dorvalino Abílio Teixeira, que cruzavam a via Expressa todos os dias.

Francisco, faleceu em julho de 2017 – Não chegou a ver a construção da sua tão sonhada passarela.

Próximos projetos

O Vereador Cebolinha, ainda tem como ideia, trazer uma clínica para pessoas que precisam fazer exames de hemodiálises em outras cidades.

“Me baseio bastante na saúde e me preocupo com esses moradores que precisam ir à outra cidade para conseguir realizar o tratamento de hemodiálise. Vamos lutar para que nossa cidade também tenha esse atendimento e ajude os cidadãos jandirenses.”

O Vereador Beda também afirmou que sua meta é contribuir ainda mais pela educação da cidade de Jandira.

“Reivindicamos uma escola em tempo integral para crianças que acabam de sair da creche, e vamos conversar para lutar pela cidade na educação e na saúde.
Já consegui a primeira creche pública no meu primeiro mandato e esperamos conseguir realizar ainda mais projetos para os moradores.