Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) Adulto e Álcool e Drogas (AD) de Cotia aderiram à Campanha ‘Setembro Amarelo’ de prevenção ao suicídio. Ao longo do mês, as atividades realizadas no dia a dia serão intensificadas para lembrar os atendidos sobre a importância da continuidade nos tratamentos e a presença frequente nas oficinas e atividades terapêuticas. No dia 30 está prevista a palestra ‘A vida é a melhor escolha’ [inscrições serão abertas em breve].

 

No dia a dia, os atendidos pelos CAPS AD e Adulto são acompanhados por equipe multidisciplinar composta por psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, assistente social, educador físico, terapeuta ocupacional, pedagogo, professor de dança. “Os CAPS’s têm porta aberta para acolhimento. Qualquer pessoa que precisar de atendimento pode vir que será acolhido, passará por uma triagem e, de acordo com a necessidade, terá o agendamento de consulta com especialistas, será encaminhado para alguma atividade terapêutica, além do tratamento com medicações adequadas”, explicou Soraya Mendes, Coordenadora da Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Cotia.

 

 

De casa nova

O Centro de Atenção Psicossocial Adulto e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas estão em novo endereço: Rua Topázio, 96, Jardim Nomura – onde funcionava a Clínica da Mulher, que atualmente está no Centro Integrado de Saúde (av. Prof. Manoel José Pedroso, 843 – Pq. Bahia).

 

No CAPS Adulto são oferecidas diversas atividades terapêuticas como: Diálogos Terapêuticos, Relaxamento, Grupo de Leitura, Caminhada, Pintura, Jardinagem, Grupo de Dança, Grupo Família, Grupo de Psicoterapia, Musicoterapia, Grupo de Arteterapia, Projeto de Vida, Atividades Esportivas, entre outras.

 

No APS Álcool e Drogas são oferecidas atividades terapêuticas como: CapacitaCAPS (palestras mensais), Saúde do Homem (palestras sobre hipertensão, câncer de próstata, exames preventivos), Grupo de Jovens (Terapias em grupo), PsicoMusic (oficina de música com psicólogo), Tecendo Vida (terapia ocupacional), Recaída (atendimento com pacientes sem uso de substâncias químicas com o objetivo de prevenir recaída), Autocuidado (trabalha a autoestima), entre outras.

Fonte: Prefeitura de Cotia.