Em pleno 2019, é no mínimo inusitado ver uma eleição ser decidida no “cara ou coroa”, pois foi exatamente o que aconteceu na última sexta-feira (17) na província de Palawan, nas Filipinas. Os candidatos, Sue Cudilla e Noel Beronio, receberam 3.495 votos na eleição realizada na segunda-feira (13). Embora a legislação previsse o desempate através de sorteio com papeis tirados de uma urna, os candidatos concordaram em desempatar na moeda. Após vencer um lance de moedas melhor de três, Sue Cudilla foi proclamada a nova prefeita.

Foto: Reprodução

Situações como esta não é tão incomum assim, já houveram empates eleitorais decididos no cara ou cora no distrito de Pillpinto, na província de Paruro em um município do Peru, na cidade de Bolton, na zona rural do Estado de Connecticut, no nordeste do Estados Unidos, e ainda na pequena cidade de Wolfforth, nas imediações de Lubbock, no Texas (EUA).

Aqui no Brasil o critério de desempate de uma eleição não prevê o elemento “sorte”, caso dois candidatos terminem empatados na primeira colocação, o eleito será o mais velho, segundo a legislação eleitoral.

E essa situação já ocorreu no pleito municipal, em 2004, nas cidades de Grão Pará (SC) e Embaúba (SP). Nos dois empates, assumiu a prefeitura o candidato mais velho.

Em Grão Pará, que tinha 4.752 eleitores em 2004, Amilton Ascari, e Valdir Dacoregio somaram 50% dos votos válidos – cada um teve exatamente 2.270 votos. Ascari acabou eleito porque era quase dois anos velho que o adversário – tinha 47 anos, contra 45 de Dacoregio.

No município paulista de Embaúba, que contava com 1.787 eleitores em 2004, os candidatos Luiz Finoto Neto, e Jesus Natalino Peres, também terminaram iguais – cada um obteve 830 votos.

Na época da eleição, em 2004, Natalino tinha 45 anos e era 22 anos mais novo que seu adversário. O vencido declarou-se decepcionado com a política por ter perdido a eleição por causa da idade.

O EXPRESSO quer saber, diante de um empate eleitoral, qual a melhor forma de decidir: Cara ou coroa ou vitória do candidato mais velho?

 

MANTENHA-SE INFORMADO COM O EXPRESSO
DICAS DE BELEZA     ACONTECIMENTOS    ESPORTES    ENTRETENIMENTO

COMENTAR

Por favor comente aqui
Por favor informe seu nome