Nos últimos dias, brasileiros de diferentes estados têm relatado barulhos no céu, alguns também visualizaram luzes. Muitos vídeos estão circulando na internet, para comprovar que algo estranho está acontecendo. Especialistas explicam o que pode estar causando esses sons. VEJA VÍDEOS, DO FENÔMENO, NO FINAL DO TEXTO.

Desde abril, muitos brasileiros relatam terem ouvido os sons estranhos que vem do céu. Mas desde o dia 17 de maio de 2020 os relatos aumentaram. Em 17 de maio um morador de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, publicou um vídeo registrando os sons vindo do céu, sem que houvesse nada lá. Dias 20, 21 e 22 centenas de outros vídeos foram postados no Distrito Federal, Rio de Janeiro e Espírito Santo, mostrando o mesmo fenômeno.

Em dezembro de 2019 muitos relatos semelhantes foram ouvidos nos Estados Unidos. Mas o que seriam esses sons? os especialistas explicam e dizem que ninguém precisa se assustar.

O divulgador científico Sérgio Sacani explica no YouTube do Space Today que o fenômeno é registrado desde 1800 e recebe um nome diferente em cada parte do mundo. Ruídos no céu no geral são chamados “skyquake”, e podem ter diferentes causas já comprovadas cientificamente – por exemplo, o ruído sônico de aviões ou a entrada de grandes asteroides da atmosfera da Terra.

Entre outras causas, Scani cita até mesmo tempestades distantes. Ainda que ela não esteja acontecendo na sua região, um grande trovão pode passar por um “determinado corredor na atmosfera onde as condições ajudam e você pode ouvir aquilo a milhares de quilômetros de distância”.

Algumas das explicações possíveis para barulhos altos podem ser raios provenientes de tempestades distantes, grandes meteoros entrando na atmosfera, terremotos, operações de mineração, como explosões e aeronaves super-sônicas.

“Terremotos rasos e quebradiços e solavancos subterrâneos de minas podem fazer isso, causando tanto tremores por baixo quanto sons no ar”, disse o meteorologista do AccuWeather, Jim Andrews. “Existem causas naturais e artificiais originárias da atmosfera”.

No entanto, nem todas as origens dos sons relatados foram tão facilmente descobertas. Andrews destacou que provavelmente existem muitas causas naturais e artificiais que podem ser atribuídas a esses tipos de eventos em todo o mundo.

“Com isso dito, o universo quase certamente ainda tem muitos segredos a serem descobertos”, disse Andrews.

VEJA VÍDEOS PUBLICADOS RECENTEMENTE

 

COMENTAR

Por favor comente aqui
Por favor informe seu nome