Com a presença de lideranças políticas e jurídicas, nesta quinta-feira (25) foi inaugurado o moderno Fórum de Barueri

O prédio do Fórum da Comarca de Barueri, que abrigará aproximadamente 200 funcionários e 14 juízes, foi construído pela Prefeitura Municipal em convênio com o TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo). O equipamento irá beneficiar toda a região.

Considerado o maior e mais moderno fórum da região, com 16.408 metros quadrados de área construída. O antigo prédio tinha menos de um quinto do tamanho, com 3.222 metros quadrados.

O Prefeito de Barueri, Rubens Furlan, comentou que esta é uma obra aguardada há mais de 20 anos, uma vez que a Comarca foi inaugurada há 43 anos e de lá para cá a cidade cresceu 20 vezes mais.

“Chega uma hora em que a necessidade faz com que a obra tenha que ser feita. A importância do município e o número de empresas aumentaram. Então não tem outra situação senão dotar a cidade deste equipamento e, dentro dele, se fazer justiça para todo nosso povo”, disse o administrador.

[gdgallery_gallery id_gallery=”4″]

Durante a entrega oficial da nova Comarca, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Manoel de Queiroz Pereira Calças, declarou que não há entre as 320 comarcas nenhum fórum que apresente a mesma qualidade arquitetônica. “O tribunal de justiça sente-se muito honrado e orgulhoso por receber de Barueri uma joia arquitetônica, com um potencial tecnológico, com observância das regras mais sofisticadas de conforto que serão dadas à população”, declarou o desembargador. 

Já para o secretário de Justiça do Estado de São Paulo, Paulo Dimas, que representou o governador do estado, João Dória, o prédio representa uma conquista para a cidadania. “O que é mais caro para o cidadão é o direito à justiça, então ele precisa ter condições e ter acesso a essa justiça. Um fórum representa um espaço de cidadania. Estamos inaugurando hoje o fórum mais moderno do estado e feito por pessoas que acreditam na justiça”, destacou o secretário. 

Na ocasião o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, reafirmou o compromisso com a instalação de novas varas no local, e assim ampliar os serviços prestados pelo poder judiciário no município. “O presidente Manoel de Queirós nos recebeu de uma forma extraordinária. Eu garanto que as reivindicações que fizemos, junto com os nossos juízes, vão ser atendidas, e demonstrou que lutará junto conosco para que a gente possa ter duas Varas da Família e uma Vara Criminal”, declarou o prefeito. 

Eficiência e longevidade
Projetado para ser completo, prático e muito durável, o fórum terá espaços que permitirão acessos separados aos presos, juízes, promotores e familiares dos detentos em dias de julgamento. Os magistrados, por sua vez, poderão chegar às suas salas e aos locais de audiência de forma independente – utilizando-se de elevadores e passarelas.

A juíza da 5ª Vara Cível e diretora do Fórum, Anelise Soares, afirma que se trata do maior e mais moderno equipamento da região. “Se for considerar a instalação toda conjunta é o maior fórum, sim. É o mais moderno. O projeto todo foi feito com acessibilidade, com a preocupação de realmente atender as pessoas que têm alguma deficiência. Há bastante vagas na frente para o público, o conjunto é todo preparado para receber  a todos”, diz.

Com a nova estrutura, a juíza, em conjunto com o prefeito, está solicitando ao Tribunal de Justiça para que sejam instaladas Varas de Família, que não há em Barueri, e mais uma Vara Criminal. “Há vontade, há empenho para que a gente consiga trazer esses serviços, para tornar mais célere o atendimento ao público e mais eficiente”, almeja a juíza.

O espaço é tão completo e acessível que a diretora da Comarca já se prepara para um aumento na demanda. “Acredito que vá atender melhor porque hoje nós temos duas instalações separadas e agora vamos conseguir unificar todo o poder judiciário numa instalação só. Com o conforto que esse novo prédio vai proporcionar, com atendimento seguro, adequado, acredito que tenha até um aumento da demanda”, prevê.

O prédio conta com 12 salas de promotores, 12 salas de juízes com audiências, 5 cartórios, hall de entrada e 234 vagas de estacionamento (38 para promotoria, 58 para juízes, 89 voltadas ao público e 49 privativas).  Terá ainda outras instalações, como varas, tribunal do júri e celas; bancos, dormitórios para jurados, recepção, tesouraria, dentre outros.

[gdgallery_gallery id_gallery=”3″]

Localizado na Avenida Sebastião Davino dos Reis, na Vila Porto, o novo Fórum da Comarca de Barueri substitui o antigo, denominado “Desembargador Breno Caramuru Teixeira”, originalmente localizado no Jardim dos Camargos / Vila Boa Vista.