Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou no início da madrugada desta sexta-feira (18) aviso meteorológico, com previsão de tempestade, para áreas do Sudeste e Centro-Oeste, entre elas, as regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e macro metropolitana Paulista.

De acordo com o Inmet, de hoje até sábado (19) está prevista a ocorrência de chuva, entre 30 e 60 milímetros/hora (mm/h), e ventos intensos, de 60 a 100 quilômetros/hora (Km/h), além de queda de granizo, com risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos.

O Instituto instrui que, em caso de rajada de vento e descarga elétrica, as pessoas devem evitar ficar debaixo de árvores e estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outra orientação é para desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia do imóvel.

Mais informações podem ser obtidas na Defesa Civil (telefone 199) e no Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Chuvas

De acordo com o Inmet, no sul e Zona da Nata de Minas Gerais, Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, além da chamada Costa Verde do Rio de Janeiro e a região serrana fluminense é esperado um volume de chuva em torno de 100 milímetros (mm) em 24 horas.

Desde a madrugada desta sexta-feira (18), as instabilidades ganharam força sobretudo no extremo oeste de Santa Catarina, oeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul.

O Inmet publicou um aviso de grau laranja que indica grau de perigo devido às tempestades nas áreas de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, do Rio de Janeiro e  de São Paulo, além de todo o estado de Mato Grosso do Sul.

Outros avisos do Inmet, desta vez de nível amarelo – que indicam potencial perigo relacionado às fortes chuvas – abrangem áreas dos estados de Rondônia, de Mato Grosso, do Tocantins, de Goiás e do Distrito Federal.

No restante do país, o fim de semana deve ser marcado por chuvas significativas e ventos fortes, em uma faixa que vai do norte da Região Sul ao sul da Bacia Amazônica e também no oeste da Região Nordeste.

Alertas da Defesa Civil

A população deve ficar atenta às atualizações da previsão do tempo e avisos meteorológicos especiais.

Atualmente, os alertas da Defesa Civil, sobre a possibilidade de ocorrência de desastres e de eventos adversos, acompanhados de recomendações ou ações emergenciais para a população em situação de risco podem ser recebidos por mensagem de SMS, aplicativos Telegram e WhatsApp para smartphones e TV por assinatura.

Para mensagens SMS, o cidadão deve enviar uma mensagem para o número 40199, com o CEP da área de interesse. Já no aplicativo de WhatsApp, qualquer pessoa pode cadastrar o número 61 2034-4611 ou escrever algo para o robô de alertas envie o passo a passo da tela para cadastrar as áreas de interesse para recebimento de alertas ou pesquisar os alertas já vigentes.

No aplicativo Telegram, o usuário deve procurar o contato com nome ‘Defesa Civil Alertas’ e escrever algo para que o atendimento automático indique como cadastrar as áreas de interesse ou pesquisar os alertas já vigentes.

Por fim, nas TVs por assinatura, os avisos e alertas da Defesa Civil surgem automaticamente na tela, durante a programação.

Fonte: Agência Brasil-EBC.