Divulgação/Prefeitura de Cotia

A Secretaria de Transportes e Mobilidade (Setram) de Cotia vai realizar a vistoria necessária para a renovação do alvará dos permissionários do transporte escolar no município entre os dias 2 e 31 de janeiro de 2023, mediante agendamento [veja abaixo]. Conforme Lei municipal 1.553/2009, a vistoria é parte obrigatória para a emissão do alvará e serve para atestar que o veículo está regularizado e atende aos pré-requisitos de segurança.

Durante a vistoria serão checados itens como: condição da lataria, dos pneus, funcionamento de setas e lanternas, além de itens de segurança, como cinto e extintores. “A cada ano, esta etapa da renovação do alvará dos transportadores é cumprida para garantir a segurança de quem contrata esses serviços e, principalmente, das crianças e jovens transportados”, disse o titular da Setram, Joaquim Brechó.

De acordo com o secretário, durante a vistoria também será feita a checagem da parte documentação do veículo e do condutor, além de ser obrigatório apresentar laudo de aferição do tacógrafo. “Quem não passar pela vistoria, não receberá o alvará e ficará sujeito à fiscalização, multa e apreensão do veículo”, destacou Brechó.

Fonte: Prefeitura de Cotia.