Durante a manhã desta quarta-feira (8 de maio de 2024), duas mil e novecentas pessoas foram atendidas no Mutirão do Emprego realizado pela Prefeitura de Cotia, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Trabalho e Emprego, no Ginásio Municipal de Esportes, em parceria com dezenas de empresas da cidade que disponibilizaram mais de 1.600 vagas para serem preenchidas por moradores de Cotia com oportunidades para cargos em diversas áreas e para todos os níveis de escolaridade.

Os candidatos passaram por triagem, entrevistas e encaminhamentos para continuidade em processos de recrutamento, com agendamentos realizados para a próxima fase da seleção e, em alguns casos, já saíram com o emprego garantido. Este foi o caso da Franciele Souza, de 19 anos. Ela mora na Água Espraiada, em Caucaia do Alto, e não tem nenhum registro na carteira de trabalho. Ou pelo menos não tinha, já que foi recrutada e vai começar a trabalhar nos próximos dias. “Eu tenho um filho de 10 meses e quem me ajuda com tudo é a minha mãe. Eu faço alguns bicos, mas eu queria mesmo um emprego. Estou muito feliz porque fui contratada e já vou começar nesta semana”, comemorou Franciele.

De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social, Mara Franco, a ideia de organizar o mutirão surgiu para aproximar as diversas vagas disponíveis em empresas da cidade das pessoas em busca de oportunidades. “A Prefeitura também mantém programas emergenciais de emprego que socorrem as famílias em situação de vulnerabilidade, mas a gente sabe que as pessoas precisam e merecem mais. Elas merecem um emprego, com estabilidade e possibilidade de crescimento. Por isso, fizemos um trabalho importante de aproximar empregadores e futuros funcionários”, comentou Mara Franco.

As empresas apresentaram oportunidades para todos os níveis de formação e experiência, incluindo posições para Pessoas com Deficiência (PcDs) e para o programa Jovem Aprendiz. Todas as pessoas atendidas no Mutirão do Emprego receberam um voucher de uma cesta de alimentos. “É uma doação do Fundo Social que trouxemos para todas as pessoas que estão aqui [no mutirão] em busca de emprego”, explicou Mara.

O prefeito Rogério Franco e a vice-prefeita, Ângela Maluf, fizeram questão de passar pelo ginásio. “Este é um momento de alegria em nossa cidade. Vermos estas empresas, grandes empresas, disponibilizando vagas para moradores da cidade, toda esta mobilização das equipes para que tudo aconteça de forma ordeira e com respeito com os moradores, isso é o mais importante”, disse Rogério Franco.

Entre as vagas disponibilizadas estavam: assistente financeiro, operador de caixa, socorrista, auxiliar de veterinário, arrumadeira, eletricista, ajudante de pedreiro, vendedor, serralheiro, motorista, técnico de enfermagem, entre outras. Também foram ofertadas oportunidades para Pessoas com Deficiência (PCDs) e Jovem Aprendiz.