Divulgação/Prefeitura de Barueri

As alunas do curso de Teatro Musical, das Oficinas de Artes da Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, vão apresentar na próxima quinta-feira, (dia 22), às 19h, a leitura dramática ao vivo da peça “Pluft, o Fantasminha”, de Maria Clara Machado. 

A escritora e dramaturga Maria Clara Machado (1921-2001), que este ano faria 100 anos, é a artista homenageada da Secretaria de Cultura e Turismo.  

O diferencial desse espetáculo será a transformação do texto, originalmente escrito para teatro, em radionovela. A apresentação terá duração de 40 minutos, com sonoplastia e produção da professora da Oficina de Artes e diretora Nana Pequini.

Desde março, o grupo está estudando a obra de Maria Clara Machado e fazendo ensaios on-line. A apresentação da radionovela contará com as alunas Yasmin Luz, Fernanda Mendonça, Thalita Rozendo, Bia Matos, Dulce Maria Placêncio e Bruna Vieira. A transmissão do espetáculo será feita nas mídias digitais da Cultura Barueri Oficial pelo Youtube e Facebook.

Segundo Nana Pequini, ensinar teatro on-line em tempos de pandemia foi um aprendizado. “Os alunos ajudaram muito principalmente na adaptação à tecnologia, sempre dando uns toques sobre plataformas e recursos. Estudamos em 2020 a peça de Márcio Araújo ‘Cãofusão Gatônomica’, montamos personagem, estudamos as canções, analisamos cena por cena, mas este espetáculo não teria como montar on-line. Precisamos do teatro, precisamos estar juntos”, relembra Nana.

Até que todos estejam imunizados contra a Covid-19, o recurso de se fazer leitura dramática on-line serve para que a maravilhosa roda do teatro não pare. E a proposta para isso tem sido as peças de Maria Clara Machado.

 “Começamos com a mais famosa que estreou em 1955. Pluft, o Fantasminha é um marco na dramaturgia teatral infantil brasileira. A ideia de ver o mundo pelos olhos de um fantasma criança é bem instigante para elas. A identificação com Pluft, sua família, seus medos e sua história de superação prenderam as alunas que adoraram o texto e o escolheram para o primeiro trabalho. Foram 4 meses de ensaio superando as dificuldades do on-line. E com muito orgulho queremos mostrar nosso trabalho. Queremos a plateia, mesmo que de forma virtual”, finalizou a diretora.

Fonte: Prefeitura de Barueri.

COMENTAR

Por favor comente aqui
Por favor informe seu nome