Foto: Vagner Santos

Emoção, entusiasmo, expectativa, alegria e ansiedade. São algumas das sensações que deram o tom à primeira entrega do Programa ‘Quebrando Barreiras’, lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Cotia em parceria com o Fundo Social, na manhã desta terça-feira (22/08), no gabinete do prefeito Rogério Franco. O programa entregou para crianças em idade escolar com deficiência visual, um leitor óptico com tecnologia de inteligência artificial que faz a leitura de textos, reconhece rostos, cores e milhares de produtos.

O equipamento garante mais autonomia, socialização, independência, segurança e outros benefícios para quem convive com baixa visão ou cegueira. A primeira edição do ‘Quebrando Barreiras’ beneficiará 14 crianças e jovens com idade até 18 anos com um kit contendo um dispositivo de leitura e reconhecimento, óculos, presilhas, fonte e cabo para carregamento, necessaire e um cordão de segurança. O dispositivo poderá ser acoplado no próprio óculos de grau já usado por jovens com baixa visão.

“É um programa que vem de encontro com as necessidades destas pessoas no dia a dia. Elas vão poder ler, identificar pessoas próximas e terem autonomia e segurança em suas rotinas. Estou muito feliz em ser prefeito neste momento em que estamos proporcionando essa qualidade de vida para estas crianças e para as suas famílias”, disse o prefeito Rogério Franco.

A Lilian Q. Marques não escondeu a emoção ao lado da filha, a Maria Eduarda, de 13 anos. “Ela [filha] é cega e estava muito ansiosa desde que soube do programa, ela foi pesquisar na internet para saber como era o aparelho”, disse Lilian. “Eu só tenho a agradecer, estou muito feliz. É um aparelho caro, eu não poderia comprar, e hoje a minha filha está ganhando”, completou.

A presidente do Fundo Social, Mara Franco, também se emocionou ao falar do programa. “Nosso dever, enquanto gestores públicos, é fazer políticas públicas, mas optamos por fazer as coisas acontecerem de fato. Este programa abre as portas do mundo para estas crianças. E o diferencial é que o aparelho está sendo doado. Muitas cidades adquirem e deixam para uso na escola, mas a gente quer a inclusão na escola, nas casas, nos passeios”, destacou.

A entrega foi acompanhada pela vice-prefeita Ângela Maluf e pelo secretário de Educação, Luciano Corrêa. Fernando Kfouri, representante da Mais Autonomia, fez uma rápida apresentação sobre o equipamento.

A secretária também destacou a importância do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) que deliberou sobre a aquisição dos dispositivos com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Quebrando Barreiras

O programa visa proporcionar maior autonomia, dignidade e independência na vida diária de crianças e adolescentes com deficiência visual. Contempla jovens com até 18 anos de idade. É preciso ser morador de Cotia, ter Número de Inscrição Social (NIS), declaração escolar, ficha de anamnese social, ter laudo CID H54, entre outros.  Informações pelo CRAS CREAS On-Line Whatsapp 11 9 6300-7500.

Fonte: Prefeitura de Cotia.