Equipe técnica do Ministério da Saúde (MS) esteve em Santana de Parnaíba em março deste ano para conhecer as ações do município em saúde digital. Os profissionais ficaram impressionados com a qualidade dos serviços ofertados e com os avanços da cidade na área, cuja estrutura já é reconhecida como referência.

Na ocasião, os servidores da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI), do MS, se reuniram com o secretário municipal de Saúde, José Carlos Misorelli. Participaram do encontro – realizado em 26 de março – técnicos da pasta comandada por Misorelli e representantes da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI).

“O município de Santana de Parnaíba tem trabalhado bastante no sentido de garantir acesso público de qualidade a todos os seus usuários e de fortalecer a presença do SUS. No âmbito da saúde digital, o que foi visto aqui é uma experiência bastante inovadora”, disse David Xavier da Silva, coordenador-geral de Inovação em Saúde Digital da SEIDIGI. Para ele, essas ações garantem o fortalecimento da saúde digital no SUS.

Entre os assuntos abordados na reunião, destaque para o programa municipal Saúde Digital, que consiste na estruturação tecnológica aplicada à saúde, com sistemas como o agendamento de consultas, exames e vacinação por meio das plataformas digitais. Também foi enfatizado no encontro o acompanhamento das metas dos programas em saúde, como o Previne Brasil, além de soluções para o monitoramento de indicadores em saúde, cobertura vacinal, fila de atendimento nas unidades de Pronto Atendimento, Pronto-Socorro Infantil e UPA 24h.

 

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Santana de Parnaíba aprimorou sua estrutura digital na saúde nos últimos anos. No entanto, para avançar ainda mais em soluções digitais, o município aderiu formalmente, em março deste ano, ao programa do MS para promoção da transformação digital no SUS.

Nessa primeira etapa, os municípios brasileiros que fizeram a adesão receberão incentivo financeiro para custeio da elaboração dos Planos de Ação de Transformação para a Saúde Digital. Ainda conforme a SMS, a equipe da SEIDIGI se mostrou aberta para futuros encontros com a equipe municipal para debater políticas públicas para a saúde digital e colaborar para o fortalecimento do SUS no município.

 

SECRETÁRIA NACIONAL DESTACA SANTANA DE PARNAÍBA

Os avanços de Santana de Parnaíba chamaram a atenção da secretária nacional de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, a professora e pesquisadora Ana Estela Haddad. Ela publicou em suas redes sociais imagens e um vídeo sobre a visita da equipe da SEIDIGI à cidade. Produzido pela comunicação do MS, o vídeo traz depoimentos do secretário Misorelli e do coordenador-geral de Inovação em Saúde Digital do ministério, David Xavier da Silva.

 

NOTA A EM TECNOLOGIA

A gestão municipal na saúde, focada em soluções digitais, conta com o trabalho da SMTI, que atua no desenvolvimento de estratégias, programas e plataformas da prefeitura. Esse trabalho foi fundamental para que Santana de Parnaíba atingisse a Nota A (altamente efetiva) em Tecnologia da Informação (i-Gov TI), no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) 2023. O indicador foi criado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e avaliou 644 municípios paulistas.