Está marcada para os dias 2/02, das 17h às 20h, e 11/02, das 9h às 13h, ações de busca ativa para vacinação contra o sarampo em sete bairros de Cotia. A iniciativa é da Secretaria de Saúde, por meio das Vigilâncias Epidemiológica e Ambiental, e acontecerá durante visita de casa a casa para combater o mosquito Aedes aegyti. O objetivo é vacinar a população que não recebeu este imunizante e/ou que não se lembra de ter sido vacinado na idade indicada [veja abaixo quem deve se vacinar].

A vacina contra o sarampo começa a ser aplicada na população com idade a partir de 6 meses, é gratuita e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Silvana Silva, a busca ativa visa ampliar a cobertura vacinal contra a doença. As pessoas serão convidadas a verificarem se estão com a vacinação em dia e, caso não estejam, poderão se vacinar na hora.

A mobilização contará com vacinador, administrativo, técnico e agentes de saúde. “Muitas crianças já passaram da idade de se vacinar, lembrando que a primeira dose é aplicada nos bebês, aos seis meses de idade, e muitos adultos não se lembram ou não tomaram a vacina. A gente quer alcançar todas estas pessoas”, disse Silvana. “As equipes estarão com crachás, em carros oficiais, devidamente identificadas para serem recebidas pelos moradores”, completou.

Ela reforçou que o sarampo é uma doença infecciosa e grave. Além de febre, a doença causa erupção de manchas vermelhas na pele, conjuntivite e coriza. Pessoas de todas as idades, sem imunização, podem ser contaminadas por esta doença. Nas crianças, o sarampo é mais perigoso e pode levar a óbito. “A vacina é a melhor proteção que temos contra esta doença altamente contagiosa”, alertou Silvana.

Busca Ativa de Vacinação contra o Sarampo

 

Dia 2 de fevereiro  das 17h às 20h

Atalaia
São Miguel
Jd. Sandra
 

Dia 11 de fevereiro  das 9h às 13h

Jd. Engenho
Santa Ângela
Pq. Alexandra
Água Espraiada

Quem deve se vacinar contra o Sarampo?

  • Crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias: receber a dose zero da vacina. Dose de intensificação.
  • Crianças de 1 ano: receber a 1ª dose (conforme Calendário Nacional de Vacinação)
  • Crianças de 1 ano e 3 meses: receber 2ª dose (conforme Calendário Nacional de Vacinação)
  • Pessoas até 29 anos e profissionais de saúde independentemente da idade: caso não tenha sido vacinado ou não tenha como comprovar que se vacinou, deve receber duas doses da vacina com intervalo de 30 dias.
  • Pessoas de 30 a 59 anos: Caso não tenha sido vacinado ou não tenha como comprovar que se vacinou, deve receber uma dose da vacina.
  • Pessoas com 60 anos ou mais: Caso não tenha sido vacinado ou não tenha como comprovar que se vacinou, deve receber uma dose da vacina.

Há alguma contraindicação para a vacina?

  • Gestantes, pessoas com imunidade baixa por doença ou uso de medicação, crianças e adultos com HIV (aids).

Onde se vacinar?

  • Na Unidade Básica de Saúde mais próxima. De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

O que é preciso levar?

  • Documento oficial com foto e caderneta de vacina da criança (obrigatório).

Fonte: Prefeitura de Cotia.