Por: Nicole Annunciato

Uma mulher de 101 anos foi a primeira idosa a receber a vacina contra a Covid-19 em Campo Bom, no Rio Grande do Sul.

O vídeo foi divulgado pela prefeitura da cidade na quinta-feira (21). Segundo a prefeitura, a vacinação no município começou na quarta-feira (20), quando foram vacinados três profissionais que estão na linha de frente no combate à Covid-19.

Andradina Ignácio Gomes tem quatro filhos, 18 netos, 37 bisnetos e 17 tataranetos, sendo a matriarca de uma família composta por 76 pessoas no total.

Atualmente, a centenária vive em um lar geriátrico com mais de 20 idosos devido à assistência médica e, com a pandemia da Covid-19, os familiares não podem realizar visitas sem agendamento para evitar transmitir o vírus para dentro do abrigo, como afirma um dos bisnetos dela, Heder Rafael.

“Por questão de segurança. Se levar o vírus para lá é um risco enorme, mas ela diz que gosta muito de lá. Eu perguntei se ela queria voltar para a casa, ela disse que não quer sair, porque lá estão os amigos dela”, conta.

Para Rafael, saber que a bisavó está sendo a primeira idosa vacinada da cidade é uma imensa alegria.

“Fiquei imensamente feliz, e de certa forma estamos honrados. Fico feliz pelo fato de saber que agora estamos dando um passo a diante no combate ao vírus e é uma honra saber que minha bisavó foi a primeira a receber a vacina no município, tanto pela história dela na nossa família quanto pelo fato de ser uma senhora centenária”, afirma.