O Dia do Pediatra é celebrado nesta quarta-feira, dia 27 de julho. Por isso, a prefeitura de Barueri, na Grande São Paulo, divulgou que disponibiliza saúde integral às crianças em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade.
Segundo a prefeitura, o pediatra acompanha crianças e adolescentes do zero até os 14 anos de idade e realiza uma consulta de puericultura, na qual avalia a criança na sua integralidade.
“São avaliados o desenvolvimento neuropsicomotor, o crescimento em peso e estatura, a nutrição, o calendário vacinal e outros achados que possam ocorrer na evolução da criança, e se necessário, encaminhá-la aos ambulatórios da rede com pediatras especializados”, explica a diretora de Saúde da Criança, Vera Freire Gonçalves, da Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), da Secretaria de Saúde de Barueri.
No município, inclusive, o bebê já sai da maternidade com consulta agendada.
Além disso, o aleitamento materno e sua exclusividade até os seis meses é uma das principais recomendações para contribuir no desenvolvimento nutricional do bebê, e não oferecer alimentos industrializados ao pequeno.
Vacinação
O retorno do sarampo e da poliomielite – erradicadas no passado e que voltaram recentemente devido à baixa adesão às vacinas do calendário nacional – são motivos mais do que suficientes para vacinar o seu filho.
Manter as consultas e exames em dia também são essenciais para diagnósticos mais precisos. Pesquisas revelam que os pais substituem as consultas de rotina ao pediatra por idas aos prontos atendimentos.
Para saber mais, acesse AQUI a caderneta de saúde da criança da menina e do menino, nelas existem todas as informações e orientações que você precisa saber sobre o desenvolvimento da criança até os nove anos.
Fonte: Prefeitura de Barueri