Programação prevê atrações culturais, atividade para crianças e exposição e venda de itens de artesanato e alimentação de negócios apoiados pelo programa que já beneficiou 17 mil jovens da capital

O “Meu Trampo”, programa de educação empreendedora da Prefeitura de São Paulo promovido pelo Instituto Besouro, reunirá neste domingo (24) o trabalho de mais de 30 empreendedores na 1ª Feira Meu Trampo 2024. O evento vai ocorrer das 9h às 18h na Praça do Monumento, no Museu do Ipiranga (rua dos Patriotas), zona sul de São Paulo.

Além dos expositores do “Meu Trampo” (com artesanato e alimentos), a programação prevê apresentações de dança e música –entre eles um DJ que também passou pelo programa de empreendedorismo – e atividades específicas para as crianças, como pintura fácil e distribuição de balões personalizados.

O objetivo da Feira é dar visibilidade a pequenos negócios fomentados e apoiados pelo Meu Trampo, que em 2023 e 2024 atendeu 17 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social na Capital.

O evento vai se somar à tradicional feira que ocorre aos domingos na Praça do Monumento, no Museu do Ipiranga.

Mais sobre o programa: 

O Meu Trampo é um projeto da Prefeitura de São Paulo, realizado pelo Instituto Besouro, que oferece cursos gratuitos de empreendedorismo com foco em pessoas em situação de vulnerabilidade social, de 15 a 29 anos. A partir da metodologia “By Necessity”, desenvolvida pela Besouro, o curso de capacitação oferece conhecimentos de gestão e administração para a abertura de pequenos negócios a zero ou baixo custo.

As aulas abordam, com linguagem fácil e acessível, temas como criação de marca, desenvolvimento do produto, projeção de vendas, pesquisa de mercado, levantamento de custos, divulgação do negócio e conceitos financeiros. Ao final do curso (que totaliza 20 horas), os alunos saem com um plano de negócios pronto para ser executado. A partir daí, esses novos empreendedores têm acompanhamento on-line durante 90 dias.

O incremento da renda chega a 63% após 90 dias de incubação no “Meu Trampo” –contra média no país de crescimento de 45% (em outros projetos executados pela Besouro). Em quase 15 anos, a Besouro já capacitou 200 mil pessoas no país por meio da metodologia “By Necessity”, em parceria com empresas e governos.