Uma redução na incidência de violência doméstica foi apontada em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo. Os dados são do Infocrim, recebidos pela Secretaria de Segurança Pública.

A cidade apresentou uma queda de 14,5% nos índices de violência doméstica no comparativo entre o primeiro semestre de 2020 e 2021. Os dados recebidos ainda evidenciam uma série de detalhes como os horários e bairros da cidade onde as ações de violência acontecem com maior incidência.

Outro indicativo que aparece em queda é de roubo com 12,5% de redução no comparativo entre os períodos. Em outro indicador de segurança importante, que são os dados da taxa de delito da Secretaria de Segurança Pública do Estado, apontam novamente para a efetividade das ações realizadas no município, já que evidenciam reduções significativas em crimes de diferentes naturezas.

Nos dados consolidados da SSP do mês de junho deste ano, a cidade apresenta uma redução nos indicadores de estupro vulnerável, de 57,14%, na contramão de todo o panorama da região metropolitana, onde houve aumento de 39,32%.

Já no comparativo entre os meses de Junho de 2018 a 2021, Santana de Parnaíba apresentou quedas nos índices de furto de veículos (25%) e tentativa de homicídio (50%).

Outro dado que chama atenção, são os casos de latrocínio, que na contramão da região e do estado, que tiveram altas de 200% e 30%, reduziram em 100% na cidade. Esses índices são resultados dos investimentos realizados nos últimos oito anos em segurança como treinamentos contínuos, o programa Ilumina Parnaíba, que já levou luz de LED em 100% das vias públicas da cidade, a aquisição de novas armas e equipamentos e fizeram com que a cidade alcançasse o posto de mais segura do estado de acordo com levantamento de Urban System e mais segura da região metropolitana desde 2014.

Além do que já foi feito, novos investimentos para a área de segurança devem ser realizados em breve como a construção do novo quartel da Guarda Municipal, que terá uma infraestrutura ainda mais ampla e adequada, o novo Batalhão da Polícia Militar, que ficará em local estratégico, proporcionando melhorias na atividade policial, a Delegacia de Polícia também ganhará nova sede e juntamente com os novos batalhões proporcionará economia aos cofres públicos com a locação de imóveis.

O aumento do poder de fogo da Guarda com a aquisição de novos armamentos, sendo 35 novas carabinas e 410 novas pistolas 9mm, a renovação da frota de viaturas e a instalação de 500 novas câmeras de monitoramento por toda a cidade, são outras ações que já estão previstas na cidade.

Fonte: Prefeitura de Santana de Parnaíba