A Semana Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes foi promovida em Itapevi, na Grande São Paulo, até a última sexta-feira (21).

Foram realizadas ações em publicações nas redes sociais a respeito do assunto. Na terça-feira (18) foi o dia Nacional a respeito do assunto e, por isso, campanhas de conscientização são promovidas com o objetivo de combater o abuso sexual infantil.

Segundo o site da prefeitura, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realiza atendimento psicossocial às vítimas e aos familiares de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 17h.

O Creas fica na Rua Brasília de Abreu Alves, número 65, no Jardim Nova Itapevi.

O que é abuso sexual?

O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa mais velha. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológicas ou socialmente dependentes do ofensor.

O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.

Se você tem conhecimento de algum caso de abuso sexual infanto-juvenil, denuncie.

Contatos para denúncia

  • Disque 100: Ligação anônima e 24 horas;
  • Conselho Tutelar: Rua Francisca Teixeira de Carvalho, 350, Vila Nova Itapevi, de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 17h. Telefone (11) 4142-1180;
  • Creas: Telefone (11) 4774-1054
  • Delegacia de Defesa da Mulher: Rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva, 830 – Jardim Santa Rita (em frente ao Supermercado Atacadão, de segunda-feira às sexta-feira, das 8h às 18h. Telefone: (11) 4450-6779
  • Polícia Militar: Avenida Feres Nacif Chaluppe, 69 – Centro (3ª Cia). Telefone: 190 (24 horas).