Um assunto polêmico viralizou durante a cerimônia do Oscar 2022: O ator Will Smith deu um tapa no apresentador da edição, o humorista Chris Rock.

Isso ocorreu após uma “piada” feita por Rock sobre uma condição que a esposa do Will, Jada Pinkett Smith, tem: Alopecia.

Devido à isso, a atriz raspa a cabeça, pois a condição que possui leva a queda capilar. No caso de Jada Smith, a alopecia é causada por uma doença autoimune e não tem cura, ou seja, não se trata de uma escolha pessoal usar o cabelo raspado.

O que é alopecia?

A alopecia é um dos principais problemas relacionados à perda de cabelo ou pelo e que afeta tanto mulheres quanto homens. A condição pode ter diferentes causas, como questões genéticas, doenças sistêmicas ou processos inflamatórios.

Jada Smith apresenta alopecia areata, uma doença autoimune que faz com que o cabelo caia. Isso ocorre quando o sistema imunológico ataca o corpo. No entanto, essa condição não apresenta riscos à saúde.

Quando a alopecia é causada por fatores genéticos, não existem formas eficazes de prevenção, além de controlar fatores emocionais. Além disso, este tipo da doença não tem cura, o que significa que o paciente precisa aprender a lidar com ela.

Por outro lado, existem tratamentos que podem ajudar o indivíduo a pelo amenizar a condição. Nesse caso, o ideal é procurar um médico dermatologista.