Um levantamento divulgado pelo site de pesquisas de tarifas de ônibus, CheckMyBus, apontou que as viagens rodoviárias ficaram até 60% mais baratas nos últimos anos.

O estudo, que analisou as rotas mais buscadas pelos usuários entre 2019 e 2021, relata que os grandes responsáveis pela deflação nos preços são plataformas como a Buser, que conecta viajantes a empresas de fretamento. Entre os trajetos abordados pela pesquisa, o trecho que teve a maior queda foi entre Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), com preços, em média, 61% menores.

Com queda de 38% nos preços, a rota entre Brasília (DF) e São Paulo, foi a que teve menor queda nos preços. Para se ter uma ideia do impacto, o trajeto entre Rio de Janeiro (RJ) e Brasília, por exemplo, o preço médio das passagens em 2019 era de quase 300 reais, passando para 173 reais em 2021.

A pesquisa realizada pela CheckMyBus fez o levantamento levando em consideração cerca de 40 companhias que realizam os trajetos analisados. A Buser oferece aos seus funcionários um acréscimo de até 10% no salário base, o chamado de “Bônus Esportivo”. A iniciativa da startup de modalidade premia os empregados que se comprometem com uma vida mais saudável. Cerca de 80% dos 500 colaboradores aderem à campanha.