Rovena Rosa/Agência Brasil

Um levantamento realizado pela Buser revelou que, devido ao aumento no preço da gasolina, a diferença no custo entre viajar de ônibus ou de carro pode chegar a até 80%, dependendo do destino e da quantidade de pessoas na viagem.

A plataforma digital de viagens utilizou dados de suas rotas saindo de cinco capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Teresina e Natal. Em média, a viagem de ônibus ficou 74% mais barata quando comparada ao uso do carro, quando utilizado o preço da menor passagem dentro da plataforma.

Dentre os trechos analisados, a rota com menor diferença foi Belo Horizonte – Guarapari, onde viajar de Buser ofereceu uma redução de 69,92% nos custos. Já a viagem do Rio de Janeiro a São Paulo foi a mais vantajosa para os que decidem ir de ônibus, oferecendo uma economia de 82,23%.

Para estabelecer os preços da viagem de automóvel, a Buser considerou o consumo de combustível de um dos modelos mais populares do Brasil, o Chevrolet Onix 1.0, além, claro, de inserir no cálculo o preço médio da gasolina na região, a distância percorrida e o custo dos pedágios.

Os dados foram divulgados considerando apenas uma pessoa no carro, no entanto, pelas contas é possível observar que mesmo com duas ou três pessoas ainda é mais barato ir de ônibus. É só a partir de quatro pessoas que o carro passa a valer a pena na maior parte dos trechos estudados, com exceção para São Paulo a Rio de Janeiro, São Paulo a Brasília e Belo Horizonte a São Paulo.