Desde o mês de dezembro, as cidades da Grande São Paulo vêm acumulando uma grande quantidade de casos de pessoas com síndromes gripais em todos os prontos-socorros dos municípios de Barueri, Jandira, Osasco, Itapevi e Santana de Parnaíba, assim como em todo o Brasil.

Barueri

De acordo com dados da Secretaria da Saúde de Barueri, o número de atendimentos nos PS da cidade aumentou mais de 60%. E boa parte deles se refere a quadros com sintomas gripais e não de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

No caso dos atendimentos no PS Central, por exemplo, o número saltou de 933 no primeiro dia deste mês para 1.445 no dia 14. Os casos específicos de “sintomas gripais” foram de 153 para 619, no mesmo período.

Em decorrência do aumento dos atendimentos, o tempo de espera nos PS também aumentou, daí a importância de se dirigir à unidade só em caso de emergência.

Apesar do número crescente de atendimentos de pacientes com sintomas de gripe, o quadro de internações relacionadas à Covid-19 não se alterou em Barueri, informa o secretário de Saúde. Até o dia 16 de dezembro, a média de leitos de UTI ocupados por conta da Covid é de apenas dois.

Jandira

Em Jandira, o grande volume de pessoas nas UBS não possui relação com o número de contaminados pelo coronavírus e, até o dia 20 de dezembro, foram registrados 8010 atendimentos em todos os prontos-socorros da cidade, enquanto que em outubro o número total foi de 12106 e em novembro o total foi de 13406 atendimentos.

Também questionadas sobre a lotação de unidades básicas de saúde, as prefeituras de Itapevi, Osasco e Santana de Parnaíba não responderam a solicitação do Jornal Expresso Regional até a publicação desta matéria.