Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A semana entre os dias 26 de junho e 1º de julho de 2023 se notabiliza por celebrações voltadas à conscientização de causas. Em 28 de junho, é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. A data marca o “Incidente de Stonewall” de 28 de junho de 1969, quando frequentadores do bar Stonewall Inn em Greenwich Village, Nova York, reagiram pela primeira vez contra as constantes ações de truculência policial. 

Em 2021, o Viva Maria, da Rádio Nacional da Amazônia, fez um programa especial sobre a data e debateu a importância da lembrança de pautas pró-movimento LGBTQIA+:  

O 26 de junho é o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas. A data foi instituída pela Assembleia Geral da ONU de 7 de dezembro de 1987. No Brasil, essa data foi oficializada por um decreto em 28 de maio de 1999, que estabeleceu a “Semana Nacional Antidrogas” para os brasileiros. A Agência Brasil já noticiou a realização de alguns eventos relacionados à Semana Nacional de Políticas sobre Drogas (como em 2002 e 2020). O 26 de junho também é o Dia Internacional das Nações Unidas em apoio às Vítimas de Tortura. A data foi instituída pela ONU em resolução de dezembro de 1997, para relembrar o 26 de junho de 1987, quando entrou em vigor nos países-membros signatários, a “Convenção Contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanas ou Degradantes”. Em 2017, o História Hoje falou sobre a efeméride:  

No dia 29 de junho, é comemorado o Dia de São Pedro. A data, que fecha as festividades juninas, já foi tema de conteúdos do Portal EBC e também do História Hoje:  

Nascimentos e mortes

A semana também tem datas que celebram a biografia de figuras famosas. No dia 26 de junho, o nascimento do ex-presidente chileno Salvador Allende completa 115 anos. Em 1973, Allende foi deposto por um golpe de Estado liderado por Augusto Pinochet, chefe das Forças Armadas. Em 2013, o Portal EBC contou a sua trajetória.

No dia seguinte, o nascimento do escritor, diplomata e médico mineiro João Guimarães Rosa também completa 115 anos. Figura das mais importantes da literatura brasileira, ele foi destaque no Momento Literário (quadro do programa Antena MEC) em 2019:

No dia 30 de junho, a morte do comunicador de rádio e televisão pernambucano José Abelardo Barbosa de Medeiros, conhecido como Chacrinha, completa 35 anos. Nesse mesmo dia, também é lembrado o falecimento do padre católico, cientista e inventor gaúcho Roberto Landell de Moura.

Landell de Moura, que faleceu há 95 anos, foi lembrado como o “padre que inventou o rádio no Brasil” em matéria sobre os 100 anos de rádio no Brasil publicada na Agência Brasil em 2022.  

EBC e Copa do Mundo

A semana tem ainda duas datas relacionadas à Empresa Brasil de Comunicação. Em 29 de junho, o programa Garimpo na Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro celebra 13 anos.

No dia 1º de julho, o programa Sem Censura completa 38 anos. Foi em 1º de julho de 1985 que o programa entrava no ar na extinta TVE do Rio de Janeiro. Em 2020, o Sem Censura fez um programa especial relembrando a estreia:

Por fim, a semana marca a lembrança o primeiro título mundial do Brasil. No dia 29 de junho de 1958, o Brasil goleava a Suécia por 5 a 2 e conquistava a Copa do Mundo daquele ano. Em 2012, o Portal EBC publicou, na íntegra, os áudios daquela decisão (transmitida pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro).

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

25 de Junho à 1 de Julho de 2023

25

Nascimento do cantor pop britânico Georgios Kyriacos Panayiotou, o George Michael (60 anos)

Morte da cantora e compositora mineira Sílvia Maria Vieira Peixoto Araújo, a Sylvinha Araújo (15 anos)

Estreia de Rogério Ceni como goleiro do time profissional do São Paulo Futebol Clube (30 anos)

26

Nascimento do ex-presidente chileno Salvador Allende (115 anos) – foi deposto por um golpe de estado liderado por seu chefe das Forças Armadas, Augusto Pinochet

Passeata dos Cem Mil (55 anos)

Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas – comemoração que foi instituída pela Assembleia Geral da ONU na sua Resolução Nº 42/112 de 7 de dezembro de 1987, e que está oficializada no Brasil pelo Decreto DNN8091 de 28 de maio de 1999, através do qual se criou a “Semana Nacional Antidrogas” de brasileiros

Dia Internacional das Nações Unidas em apoio às Vítimas de Tortura – comemoração instituída pela ONU na sua Resolução Nº 52/149 de 12 de dezembro de 1997, para marcar a data de 26 de junho de 1987, em que entrou em vigor nos países-membros signatários a “Convenção Contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanas ou Degradantes”

27

Nascimento do escritor, diplomata e médico mineiro João Guimarães Rosa (115 anos)

28

Nascimento do cantor, compositor e percussionista pernambucano Otto Maximiliano Pereira de Cordeiro Ferreira, o Otto (55 anos)

Dia Internacional do Orgulho LGBT – comemoração para marcar a data do “Incidente de Stonewall” de 28 de junho de 1969, quando frequentadores do bar Stonewall Inn em Greenwich Village, reagiram pela primeira vez na cidade norte-americana de Nova Iorque, contra as constantes ações policiais ali ocorridas para prender travestis mais provocantes e todos os que vestissem mais de três peças do sexo oposto

29

Nascimento do ator carioca Pedro Paulo Rangel (75 anos)

Entronização do pontificado do religioso italiano Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montinido, o Papa Paulo VI (45 anos)

Brasil conquista primeiro título de Copa do Mundo (65 anos)

Dia de São Pedro

Lançamento do Programa “Garimpo”, na Rádio Nacional AM RJ (13 anos)

30

Morte do comunicador de rádio e televisão pernambucano José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha (35 anos)

Morte do padre católico, cientista e inventor gaúcho Roberto Landell de Moura (95 anos) – mais conhecido pelo seu pioneirismo na ciência da telecomunicação, tendo desenvolvido uma série de pesquisas e experimentos que o colocam como um dos primeiros a conseguir a transmissão de som e sinais telegráficos sem fio por meio de ondas eletromagnéticas, o que daria origem ao telefone e ao rádio

1

Nascimento do escritor cearense Caio Porfírio de Castro Carneiro (95 anos)

Morte do radialista e apresentador de televisão paulista Édson Cabariti, o Bolinha (25 anos)

Criação do Conselho Nacional de Cultura, por meio do Decreto-lei nº 526 (85 anos) – órgão de coordenação de todas as atividades concernentes ao desenvolvimento cultural, realizadas pelo então Ministério da Educação e Saúde ou sob o seu controle ou influência

Dia Internacional das Cooperativas – data reconhecida pela ONU – instituída pelo Congresso da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) (data móvel)

Fonte: Agência Brasil-EBC