O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP foi apontado em 7º lugar entre as melhores instituições públicas e particulares do Brasil – revela avaliação divulgada na quinta-feira (4) pela revista americana Newsweek.

Segundo informações do Governo do Estado, se levar em conta apenas hospitais públicos, o HCFMUSP está em primeiro lugar.

A pesquisa global é realizada anualmente em parceria com empresa alemã Statista, especializada em dados de mercado e consumidores. A lista completa dos Melhores Hospitais do Mundo 2021 (The World’s Best Hospitals 2021) é resultado de levantamento de dimensão internacional.

A editora-chefe da publicação, Nancy Cooper assinalou: “Como os eventos de 2020 deixaram claro, nossas vidas e as de nossos entes queridos podem depender do tipo de assistência médica a que temos acesso. Os 2.000 hospitais mencionados nesta lista – que cobre 25 países – se destacam por sua excelência consistente, incluindo médicos renomados, cuidados de enfermagem de primeira linha e tecnologia de ponta”.

Além do Brasil, foram pesquisadas instituições médicas de outros 24 países: Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Reino Unido, Suíça, Coréia do Sul, Japão, Cingapura, Austrália, Israel, Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Tailândia, Itália, Índia, Espanha, México, Polônia, Áustria, Bélgica e Holanda.

A revista Newsweek e Statista utilizam metodologia baseada em três principais dados para a avaliação: recomendações hospitalares de colegas (foram pesquisados on-line 74.000 médicos, gerentes hospitalares e profissionais de saúde); experiência do paciente (satisfação dos pacientes) e os chamados KPIs médicos (segurança do paciente, medidas de higiene e qualidade do tratamento).