Arnd Wiegmann/Reuters

O número de pessoas voando pelo país aumentou em cerca de 20,4% no ano de 2021, segundo o Governo Federal. Ao todo, foram mais de 62,5 milhões de passageiros.

Em 2020, foram 51,9 milhões de pessoas trafegando pelos aeroportos de todo o país. O destaque foi o mês de dezembro, que registrou o maior volume de pessoas transportadas desde janeiro de 2020.

Os dados foram divulgados pela Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) e publicados pelo Governo Federal, o qu reforçam a retomada gradual do turismo brasileiro ao longo do último ano.

O mês de dezembro, que registrou o melhor mês do ano, registrou a movimentação de 7,7 milhões de passageiros em voos dentro do país. Este índice é o que mais se aproxima do cenário pré crise sanitária e representa o maior volume de passageiros pagos transportados nos aeroportos brasileiros nos últimos 21 meses. Desde abril de 2021, a quantidade de pessoas voando pelo país segue um ritmo de crescimento mês a mês.

Entre os aeroportos com maior movimentação, destacam-se o de Guarulhos, com mais de 24 milhões de passageiros ao longo do ano e o de Brasília e Viracopos, que superaram a marca de 10 milhões de pessoas em 2021.

Os terminais operados pela Infraero receberam um total de 37,8 milhões de passageiros, com alta de 38% ao registrado em 2020. Em Porto Alegre (RS), 4,8 milhões de pessoas embarcaram e desembarcaram na cidade. Enquanto em Recife (PE) e em Maceió (AL) foram 7,5 milhões e 1,9 milhão, respectivamente.