Com o slogan “No Trânsito a Vacina é a Gentileza”, Osasco iniciou a Semana Nacional do Trânsito, que segue até sábado, 25/9, com uma série de ações para chamar atenção da população em relação ao respeito e a responsabilidade no trânsito. A abertura das atividades aconteceu terça-feira, 21/9, na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva, anexa ao Paço Municipal. O evento contou com participação do prefeito Rogério Lins, de colaboradores da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (Setran) e autoridades municipais.

No ato, o secretário-adjunto da Setran, Claudenes Begnini, fez uma breve apresentação falando da importância da responsabilidade do trânsito e mostrou dados de ocorrências tanto no município quanto no país.

Os números mostram que Osasco reduziu em 47% as mortes causadas por acidentes de trânsito entre 2017 e 2020. Só em 2017 foram registrados 44 óbitos, já em 2020, esse número caiu para 24. Apesar da redução, ainda não há o que se comemorar. Com a conscientização de motoristas e pedestres, a administração municipal quer reduzir esse índice para zero mortes no trânsito.

A ação também contou com a participação de integrantes do grupo “Vírus do Amor”, que fez uma encenação voltada ao tema.

“Nós temos trabalhado para recuperar as vias da nossa cidade com asfalto novo, sinalização e assim garantir a segurança, tanto dos motoristas como dos pedestres. Mas é importante que as pessoas tenham responsabilidade atrás do volante e respeitem as leis, os limites de velocidade e as normas de trânsito”, disse o prefeito Rogério Lins.

“Nós somos regidos por leis, e no trânsito não é diferente. Se cada um de nós, com responsabilidade fizermos a nossa parte, iremos salvar vidas. Se mais de 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana, a gente pode mudar isso. Só depende de nós”, apontou o secretário da Setran, Lau Alencar.

A programação da Semana Nacional do Trânsito também inclui a Secretaria de Educação. Ações de conscientização serão realizadas com as crianças nas escolas municipais com apoio do Agentes de Trânsito.

A vice-prefeita Ana Maria Rossi e os secretários Fábio Grossi (Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Gerson Pessoa (Desenvolvimento Econômico e Inovação) e Coronel Virgolino (Segurança e Controle Urbano) participaram do lançamento das atividades.

Confira a programação no site da prefeitura.

Fonte: Prefeitura de Osasco

COMENTAR

Por favor comente aqui
Por favor informe seu nome