Uma iniciativa de uma organização sem fins lucrativos que trabalha para a promoção da saúde mental no Brasil está oferecendo acolhimento psicológico emergencial gratuito para mulheres negras, indígenas ou periféricas em situação de vulnerabilidade.

É possível realizar a inscrição no projeto por um canal no Whatsapp. O apoio psicológico será direcionado para questões que envolvem classe, gênero, raça e território, de forma individual e em grupo. O programa é uma parceria entre o Instituto Cactus e a Casa de Marias. Ele será oferecido de forma remota em todo o país.

Os atendimentos vão até janeiro de 2022 e serão coordenados por profissionais da Casa de Marias, um grupo de mulheres negras que vai atender, gratuitamente, até 288 mulheres maiores de 18 anos nos serviços de atendimento psicológico.

Vagas

O programa disponibiliza 40 vagas por mês nos grupos de acolhimento emergencial abertos, com um encontro semanal com 10 vagas por semana, e até 8 vagas por mês de plantão psicológico ou triagem emergencial, realizando de 1 a 2 atendimentos por semana. Serão duas modalidades diferentes:

  • A primeira modalidade, o plantão psicológico para mulheres em situação de vulnerabilidade, funcionará como uma porta de entrada para outras modalidades de atendimento, com encaminhamentos para o trabalho terapêutico individual ou de grupo, quando necessário;
  • Os grupos abertos de acolhimento emergencial, a segunda modalidade do projeto, uma equipe de três profissionais (duas psicoterapeutas e uma supervisora) irá conduzir um grupo rotativo de acolhimento, com frequência semanal, com no máximo dez participantes. Este grupo será constantemente aberto e pode acolher diversos perfis diferentes de pacientes, e permite maior flexibilidade de adesão e continuidade por parte das mulheres atendidas.

Inscrição