As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 terminam nesta segunda-feira (25).

Os interessados podem se inscrever até às 23h59 através do site do Encceja. A aplicação da prova para o ensino fundamental e médio deverá acontecer em 25 de abril.

O Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.

As inscrições são gratuitas, com exceção dos candidatos que se inscreveram na edição anterior e não compareceram, não justificaram a ausência ou tiveram a justificativa reprovada.

Neste caso, o inscrito deverá ressarcir ao INEP o valor de R$ 40 por meio do GRU Cobrança, que poderá ser paga até o dia 27 de janeiro.

Como acessar?

Para se inscrever é necessário acessar a Página do Participante e cadastrar-se no portal do Governo Federal.

O login e a senha são necessários para acompanhar a situação da inscrição. O cadastro no portal faz parte da unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos, assim é necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços.

O Encceja é constituído por quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. O Inep, ligado ao Ministério da Educação, é o responsável pela realização do exame, que é aplicado desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

Fonte: Agência Brasil-EBC

COMENTAR

Por favor comente aqui
Por favor informe seu nome