As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 foram prorrogadas até segunda-feira (25). 

O período para inscrições ia até sexta-feira (22), porém, o INEP divulgou a prorrogação nesta semana. O Encceja é um exame gratuito destinado aos jovens e adultos que não puderam concluir os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino, que são:

  • No mínimo 15 anos completos para o Ensino Fundamental;
  • No mínimo 18 anos completos para o Ensino Médio.

Os interessados podem se inscrever até às 23h59 de segunda-feira através do site do Encceja, e as provas serão aplicadas em todo o país no dia 25 de abril.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) também oferece material de estudo gratuito para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.

Os resultados no Encceja permitem a emissão de dois documentos, sendo eles o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota máxima exigida nas quatro provas objetivas e na redação, e também a Declaração Parcial de Proficiência para o participante que conseguir a nota máxima exigida em pelo menos uma das quatro provas.

O INEP elabora, aplica e corrige as provas do Encceja, mas a emissão do certificado de conclusão ou declaração parcial de proficiência é das Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação parceiros do INEP.

Durante a inscrição, o interessado deve escolher em qual Instituição Certificadora será mais fácil solicitar o certificado ou a declaração após a liberação dos resultados.

COMENTAR

Por favor comente aqui
Por favor informe seu nome